Visão Estratégica

O concelho de Montemor-o-Novo tem-se destacado quer na área cultural quer nas áreas da pecuária e agroalimentar.

O trabalho dos agentes destes setores de atividade tem sido distinguido a nível regional, nacional e em alguns casos a nível internacional.

Os recursos culturais, o património arqueológico e arquitetónico, representam uma importante mais-valia em Montemor-o-Novo e têm potenciado o aparecimento de agentes e projetos culturais.

O poder local e os atores culturais do concelho têm construído um projeto cultural de grande qualidade transformando Montemor num importante centro nacional e internacional de criatividade cultural, nomeadamente face aos projetos de criação e desenvolvimento artístico, em áreas como a música, a dança, a pintura, a literatura, artesanato e cinema.

As atividades agrícolas, pecuárias e florestais têm grande significado no concelho.

Das principais produções destacam-se a cortiça, o azeite, o mel, o vinho e a pecuária. As potencialidades que o concelho possui em termos agrícolas têm induzido um incremento da produção pecuária (é o concelho do pais que mais carne produz) com aposta na qualidade, o que permitiu a denominação de origem para alguns produtos pecuários e tem contribuído para a consolidação da imagem de origem concelhia.

A Câmara Municipal tem apostado na divulgação promoção deste setor sendo exemplo disso a criação do Catálogo dos Produtos Locais, disponível no portal MorInvest.