22 março 2020

Mensagem da Presidente da Câmara Municipal

​​

Vivemos tempos difíceis e preocupantes, os tempos próximos irão ser igualmente exigentes. É necessário sermos ainda mais solidários e mantermos um elevado grau de responsabilidade nas atitudes individuais que tomamos. Fique em casa! Repito, fique em casa! É o melhor que cada um de nós pode fazer nestes dias! 

Desde as primeiras medidas decretadas a nível nacional, a Câmara Municipal elaborou e aprovou o seu plano de contingência no dia 9 de Março, acionado de imediato com a criação dum grupo de gestão de risco em estreita articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e começou a aplicar um conjunto de medidas de reforço de higienização de espaços, informação à população e aos trabalhadores, definição de salas de isolamento em todos os edifícios e informação sobre procedimentos em casos suspeitos. 

Em face do agravamento da situação e ouvida a Comissão Municipal de Proteção Civil no dia 13 de Março foram decretadas um conjunto de medidas de suspensão de atividades, encerramento de espaços e atividades municipais que já foram entretanto reforçadas e alargadas e das quais temos vindo a dar conhecimento. Destaco o encerramento de serviços de atendimento ao público e a limitação de acesso ao serviço de atendimento geral que se mantém. Em alternativa deve usar os contactos de telefone 266898100 e de e-mail já disponibilizados. 

Tratando-se de uma situação de saúde pública, estamos desde o início deste surto a seguir as orientações da Direção Geral de Saúde e das Autoridades de Saúde Pública da região. No quadro das medidas tomadas e a implementar, quero referir-vos que não tendo sido definida como prioritária, do ponto de vista das autoridades, a desinfestação de ruas, mas sim os espaços e locais com presença de pessoas, faremos essa intervenção logo que possível. 

Uma das nossas maiores preocupações por estes dias tem sido o cuidado com as pessoas mais vulneráveis, os idosos, grupos de risco e população isolada. Como tal está a ser estabelecido contacto regular com todas as entidades da Rede Social do Concelho (IPSS’s, GNR, Segurança Social) para fazer o ponto de situação das respostas dadas e reforçar meios, se necessário. Em reunião de articulação entre a Câmara Municipal e todas as Juntas de Freguesia do Concelho foi estabelecida uma rede informal de voluntariado para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos ou outros identificados, nomeadamente entrega de bens alimentares e medicamentos, criada ou apoiada pelas autarquias e que a Câmara Municipal reforçará sempre que necessário. 

​Está também a ser prestado apoio na área da educação, com a disponibilização de documentação aos alunos sem acesso à internet, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Montemor. 

Nos serviços da Câmara Municipal já há trabalhadores em regime de teletrabalho, número que será acrescido no início desta semana. Onde tal regime não é aplicável haverá rotatividade de funções para diminuir o número de pessoas em simultâneo, assegurando como é a nossa missão de serviço público, serviços essenciais à população. 

Quero deixar um enorme agradecimento a todos os trabalhadores da Câmara Municipal pela sua disponibilidade, até para funções que não são as suas e sentido de missão de serviço público, determinantes para continuarmos a responder à nossa população. 

​Quero agradecer também a empresas, particulares e associações que nestes dias nos têm contactado a disponibilizar apoios materiais e logísticos. 

A cada momento, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tomou e tomará as medidas adequadas para garantir os serviços públicos municipais, para salvaguardar a saúde e segurança dos trabalhadores do Município e da população, nomeadamente, dos cidadãos de maior fragilidade e minimizar os impactos nas pessoas e atividades económicas. 

É fundamental que todos cumpram as indicações das autoridades de saúde. A principal é ficar em casa e proteger os idosos e grupos de risco. Conte com a Câmara Municipal, cumpra as regras decretadas, com a colaboração de todos vamos ultrapassar esta situação. 


Hortênsia Menino 

Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo 

Montemor-o-Novo, 22 de Março de 2020​​


SNS24 – 808 24 24 24

Segurança Social – 300 502 502

Linha de Apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo - 266 898 124