Obras Municipais

Obras Municipais em Curso


Construção de ETAR de Montemor-o-Novo

Construção de Sanitários Públicos no Cemitério de S. Cristóvão

Requalificação do Parque Infantil de Casa Branca

Casa Mortuária de Foros de Vale de Figueira

Remoção de árvores e regularização de passeios na Rua 1º de Maio nas Cortiçadas de Lavre

Ampliação do Cemitério de Cortiçadas de Lavre



Construção de ETAR de Montemor-o-Novo

atualizado a 31-01-2017


O Sistema de Águas Residuais (SAR) de Montemor-o-Novo em alta será constituído por uma nova ETAR, para onde serão conduzidas a totalidade das águas residuais urbanas domésticas ou equiparadas através de cinco estações elevatórias e um conjunto de 9 km de condutas elevatórias e emissários.

A nova ETAR de Montemor-o-Novo, cuja construção é da responsabilidade da AgdA, situa-se a oeste da cidade e foi adjudicada pelo valor de 2,068 milhões de euros. A conclusão da obra está prevista para o final de 2017, após o que se seguirá uma fase de um ano de arranque, para testes e afinações.

Relativamente ao sistema intercetor, constituído pelas 5 estações elevatórias, cerca de 4,3 km de condutas elevatórias e 4,4 km de emissários, encontra-se atualmente em fase de preparação de concurso público, que se prevê seja lançado durante o primeiro trimestre de 2017, com um custo estimado de 2,4 Milhões de euros, prevendo-se um ano para a sua construção.

A realidade já demonstrou que só a gestão pública dos serviços de abastecimento de água e de saneamento é que defende os interesses públicos e os interesses das populações.

A solução encontrada pelo concelho de Montemor-o-Novo, e outros da região, para o estabelecimento de um sistema público de parceria integrado de Águas Públicas do Alentejo, que garante a existência de um parceiro tecnológico e financeiro com capacidade de investimento, a manutenção da competência de gestão na esfera dos municípios baseada no princípio da delegação de competências, o caráter integralmente público da entidade constituída, a apresentação de candidaturas a financiamento, a manutenção da propriedade dos municípios sobre os investimentos, a sustentabilidade do sistema a preços socialmente justos e uma forma que garante a participação dos municípios em aspetos como investimentos e tarifários revelou-se a melhor decisão para Montemor e para os montemorenses.

A concretização destes importantes investimentos, a par do reforço do abastecimento de água à cidade e complementada com investimentos nos sistemas municipais dará um enorme contributo para uma melhor qualidade de vida na área urbana de Montemor-o-Novo.

Para dar a conhecer esta obra, no dia 27 de janeiro de 2017 realizou-se uma visita às obras de construção da nova ETAR de Montemor-o-Novo, com a presença de representantes da Câmara Municipal, da AgdA e de diversos órgãos de comunicação social.


 Apres. Nova Etar MN e Visita Obras  (124).JPG

Apres. Nova Etar MN e Visita Obras  (99).JPG 



Construção de Sanitários Públicos no Cemitério de S. Cristóvão

atualizado a 16-01-2017

Sanit. Públ. Cemit. S. Cristóvão (2).JPG 

Sanit. Públ. Cemit. S. Cristóvão (6).JPG



Requalificação do Parque Infantil de Casa Branca

atualizado a 16-01-2017

Parque Infantil de Casa Branca foi requalificado. A 1ª fase de requalificação do espaço, num investimento de 3600,00 Euros, consistiu na limpeza e recolocação do flexipiso, na colocação de um novo brinquedo e na manutenção do mobiliário urbano.

Numa segunda fase, e na mesma zona, está prevista a colocação de dois equipamentos de manutenção física, já em fase de aquisição.


Colocação Fléxipiso Pq. Inf. C. Branca (2).JPG 

Colocação Fléxipiso Pq. Inf. C. Branca (23).JPG



Casa Mortuária de Foros de Vale de Figueira

atualizado a 01-12-2016

Casa Mortuária Foros V. Fig. (35).JPG 

Casa Mortuária Foros V. Fig. (32).JPG



Remoção de árvores e regularização de passeios na Rua 1º de Maio nas Cortiçadas de Lavre

atualizado a 01-11-2016

Rem. Árv. e Regul. Pass. R. 1.º Maio (19).JPG 

Rem. Árv. e Regul. Pass. R. 1.º Maio (24).JPG




Ampliação do Cemitério de Cortiçadas de Lavre

atualizado a 21-10-2016

Já se encontra concluída a obra de ampliação do cemitério de Cortiçadas de Lavre. A intervenção financiada pelo Município envolveu um investimento de cerca de 50.000 Euros e permitiu que o cemitério da Freguesia passasse a ter espaço disponível para  mais 97 sepulturas. Para além disso procedeu-se também à criação de acessos por rampas de forma a melhorar as condições de acessibilidade para as pessoas  de mobilidade reduzida que ali se deslocam.

À semelhança do que tem sido feito noutras freguesias do concelho  o Município de Montemor-o-Novo promoveu o processo de aquisição do respetivo terreno e assumiu a totalidade dos custos inerentes à compra do espaço. Salientemos que a necessidade de realização de um alargamento no cemitério de Cortiçadas de Lavre, tendo em conta a lotação existente e a possibilidade de a curto prazo se poder vir a deixar de dar uma resposta às necessidades, tornava esta uma das principais reivindicação da população, agora resolvida.



Ampliação Cemit. Cort. Lavre (9).JPG
Ampliação Cemit. Cort. Lavre (14).JPG