Freguesia de Santiago do Escoural

escoural.jpg


Duarte Manuel Vicente da Luz

Presidente da Junta de Freguesia

 

Em Santiago do Escoural prepare-se para uma viagem de centenas de milhares de anos, até ao Paleolítico, através da Gruta do Escoural. Este monumento nacional foi descoberto em 1963 permitindo, pela primeira vez em Portugal, a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica. Das galerias mais afastadas, até ao cimo do outeiro, surgiram ao longo dos milénios, várias civilizações pré-históricas.

A mais antiga ocupação humana no Escoural data de há cerca de 50 mil anos. Embora se possam identificar diversos temas na arte rupestre do Escoural, o que predomina são representações de Equídeos e Bovinos.

No neolítico, esta gruta foi muito utilizada como necrópole funerária tendo os respetivos vestígios (ossadas humanas e espólio votivo associado) sido conservados por espessa camada de calcite.

Nas proximidades da gruta está o "Tholos", monumento funerário de falsa cúpula.

De salientar ainda a existência do Centro Interpretativo da Gruta, inaugurado em 2001.

Para além da Gruta do Escoural muito temos ainda para apreciar. A quatro Km da vila, na aldeia de S. Brissos, encontramos a Anta-capela de Nª Sr.ª do Livramento, um curioso exemplo da cristianização tardia de um monumento pagão. Integrada na Herdade da Anta, este imóvel de interesse público, foi transformado em templo religioso, no séc. XVII. Na aldeia de São Brissos podemos ainda visitar a Igreja do mesmo nome. Os seus 15 painéis parietais, representando o Apostolado e os bispos de Évora: S. Manços, S. Jordão e S. Brissos, formam uma composição interessante, de onde sobressaem as expressões ingénuas dos personagens e os tons quentes dos frescos.

Ainda no Escoural pode ver a Igreja Paroquial e os Fornos de carvão.

Escoural - "eternidade a cada instante"

 

Morada


Praça da República, 1

7050-556 Santiago do Escoural

 

Contactos

 

Telefone

266 857 183

Fax

266 857 251

E-mail

juntafsescoural@mail.telepac.pt