Heráldica

Brasão de Armas e Logotipo



Brasão de Armas da Cidade de Montemor-o-Novo

 

Descrição Heráldica - De prata, com um monte de negro, rematado por um castelo de azul, aberto iluminado e lavrado do primeiro, encimado por uma romã de verde, rachada de vermelho e rematada por uma cruz Latina de negro; o castelo acompanhado à dextra de um crescente e à sinistra de um sol, ambos de vermelho; em contra chefe assente na base do monte, uma ponte de três arcos de prata, sobre uma ponta ondada de faixetas de azul e prata.

Coroa moral de cinco Torres de prata.

Listel de prata com legenda a negro CIDADE DE MONTEMOR-O-NOVO.




Logotipo

 

Esta é a primeira imagem de Marca da cidade, do concelho e do município de Montemor-o-Novo. Coincide com achegada do Séc. XXI. Queremos que os cidadãos façam dela o seu emblema.

Território de Identidade, Território Emocional, espaço de reconhecimento e pertença, faz apelo a dois elementos da nossa memória coletiva.

Ao Castelo com a Torre do Relógio, seja de dia banhada em sol, seja noturnamente, envolta em poalha dourada.

À paisagem que o circunda, a perder de vista, simbolizada da fragilidade primaveril da papoila que, no ramalhete de 5ª feira de espiga, representa a alegria de viver.

Um diálogo entre a História, a duração do tempo atravessando gerações e a esperança no futuro, o permanente renascer da vida, brotando imparável.