01 setembro 2020

Árvores da Igreja de Santa Maria do Bispo cuidadas

Situada na zona oeste do Castelo de Montemor-o-Novo, a Igreja de Santa Maria do Bispo foi aqui edificada nos inícios do século XIV. Em 2020, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, este monumento está a ganhar novo conforto para quem o visita. Também as árvores que surgiram no seu interior, estão a ser cuidadas de modo a que aqui se mantenham e permitam alguma sombra no espaço. Dos muitos afazeres que a nossa equipa de jardineiros tem, cuidando dos inúmeros espaços públicos existentes, este foi mais um que merece a nossa atenção!

Relembramos que estão a decorrer as obras da empreitada de Requalificação dos Espaços Exteriores, Acessos e Terreiros do Castelo, que é um precioso elemento da Estrutura Verde da Cidade.

Sobre a Igreja de Santa Maria do Bispo, recordamos que a primeira referência documental que a refere é datada de 1321, precisamente no rol das Igrejas ordenado por D. Dinis, quando a vila de Montemor-o-Novo ainda se situava, na sua maioria, dentro do perímetro amuralhado. Em tempos um imponente edifício de três naves e catorze colunas, da Igreja de Santa Maria do Bispo apenas restam hoje as ruínas do seu majestoso portal manuelino e das capelas na cabeceira. Em 1524, mais de dois séculos depois da conclusão dos trabalhos iniciais de construção arquitetónica, inicia-se uma nova campanha de obras numa altura em que o arrabalde da vila começava a ganhar mais força económica. Durante o reinado de D. João III, esta campanha de construção implicou a quase total reconstrução da Igreja de Santa Maria do Bispo ao estilo manuelino renovador.

1-IMG_3274.JPG

1-IMG_3280.JPG

3-Poda (3).JPG