15 março 2017

“Encontro da Bolota” encerrou a II edição da Semana da Bolota

Decorreu de 4 a 12 de março de 2017 em Montemor-o-Novo, a II edição da Semana da Bolota. Esta iniciativa teve como objetivo promover e divulgar o consumo da bolota, produto benéfico para a saúde humana e simultaneamente promover o concelho e seu património gastronómico cultural e natural, foi composta por um conjunto de atividades diversas ao longo da semana.


Encontro da Bolota (155).JPG


A semana da Bolota aliou a promoção e o consumo de um produto do concelho a uma componente didática e lúdica dirigida a todas as entidades e a população, as quais de forma entusiástica aderiram, realizando trabalhos admiráveis, cuja mostra esteve patente em vários locais da cidade e realizaram várias atividades nas suas instalações . O pintor Manuel Casa Branca, que detém um trabalho admirável sobre o Montado expôs as suas obras em vários espaços públicos da cidade.


Encontro da Bolota (149).JPG


Os restaurantes e as pastelarias mais uma vez mostraram o seu empenho e criatividade ao possibilitar a degustação de “pratos” e doces de grande qualidade e inovação.


Encontro da Bolota (1).JPG


A Semana terminou com o Encontro da Bolota realizado no dia 12 na Herdade do Freixo do Meio. Neste dia foi possível os participantes conhecerem o Montado e a Bolota através da maratona fotográfica, que teve como objetivo promover durante a caminhada de 2 horas, momentos descontraídos e chamar a atenção para a importância do Montado nas suas várias vertentes económica, ambiental, social, cultural etc.


Encontro da Bolota (118).JPG


Durante o dia os visitantes puderam ainda deliciar-se com o cozido Bio com bolota, conhecer e provar a diversidade produtos de bolota e outros existentes no concelho. Tiveram ainda oportunidade de aprender sobre a utilização da bolota na pastelaria,  bem como apreciar sem pressas a excelente atuação da Banda da Carlista e do Rancho Folclórico de Foros de Vale Figueira.