21 janeiro 2019

“Still(H)e(a)ven” na Galeria Municipal

No sábado, 19 de Janeiro, pelas 18h30, foi inaugurada na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo a exposição “Still(H)e(a)ven”. A mostra, da autoria do artista plástico Sérgio Braz d’Almeida, contou com a presença de Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Este é o primeiro trabalho de Sérgio Braz d’Almeida a solo como fotógrafo. Formado em cinema e vídeo, fez um percurso formativo que passou pela República Checa e pelos Estados Unidos da América. Como realizador conta no currículo com duas curtas metragens - “Corações Plásticos” e “Satélites” - exercendo sobretudo atividade como diretor de fotografia para cinema e televisão.

Still(H)e(a)ven é a desconstrução de “Stilleven”, palavra holandesa utilizada para denominar uma corrente artística muito popular durante os séc. XVI e XVII e que, em português, significa natureza-morta. Desde então, até aos dias de hoje, diferentes artistas se debruçaram sobre este género. Embora não seja possível observar a figura humana nestes quadros, eles acabam por ter grande valor antropológico na medida em que nos permitem observar e refletir como evoluíram os objetos que utilizamos ou damos importância ao longo do tempo.

Esta exposição estará patente até dia 15 de fevereiro de 2019.

Exp. 'Still(H)e(a)ven' (1).JPG

Exp. 'Still(H)e(a)ven' (53).JPG