09 abril 2015

1º Congresso de Folclore e Etnografia do Alentejo

Vai realizar-se no próximo dia 11 de Abril, na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo, 1º Congresso de Folclore e Etnografia do Alentejo, numa organização conjuntada Federação do Folclore Português e do seu Conselho Técnico Regional. Este vai ser, sem dúvida, um dia marcante para o movimento etno-folclórico do Alentejo e consequentemente do país.

 

Este Congresso pretende afirmar-se como um espaço de estudo e ponto de encontro de todas as organizações da região ligadas à cultura tradicional, onde os grupos de folclore detêm particular importância, e à qual se associa também a Universidade de Évora (Escola de Ciências Sociais), a Associação Pé de Xumbo, entre outras.

 

No decorrer dos trabalhos serão apresentadas várias comunicações e trabalhos, por parte de diferentes oradores, provenientes de vários pontos do Alentejo, que centrarão as suas intervenções em temas tão variados como o cante alentejano, as modas de saias, a viola campaniça e o cante ao baldão, osbailhos das sortes de antigamente, o rigor do trajar enquanto elemento identificador de uma comunidade, etc.

 

Assim, Grupos de Folclore, Associações e demais Entidades que intervêm no estudo, análise, preservação e divulgação de um vasto conjunto de tradições alentejanas, vão reunir-se neste verdadeiro fórum de defesa da identidade alentejana, centrando a sua preocupação maior na necessidade de continuar a partilhar experiências e conhecimentos entre todos, garantindo, assim, a transmissão geracional de traços e características importantes da forma de ser e estar do povo alentejano.