22 novembro 2017

14º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

Mais de 50 sopas conquistaram milhares de visitantes

Nos dias 10, 11 e 12 de Novembro de 2017, em Montemor-o-Novo, houve sopas para todos os gostos.

Estiveram presentes no 14º Festival de Sopas 18 expositores, 14 restaurantes e 4 produtores, na sua grande maioria do concelho de Montemor-o-Novo, o que permitiu ter uma oferta alargada e variada de sopas desde as mais tradicionais, passando pelas Sopas KM0, bem como algumas inovações, convidando montemorenses e forasteiros a visitar o certame.

Banca de Vinhos (8) - M. Roque.JPGBanca de Vinhos (8) - M. Roque.JPG
Aspetos Gerais (SEL) (6) (A. lopes).jpgMarionetas Rolhas (27) - P. Canas.JPG

Esta 14ª edição contou também com um espaço dedicado aos vinhos do concelho - a Banca dos Vinhos de Montemor - dinamizada pela Associação Terras Dentro, onde estiveram representados 10 produtores de vinho locais, permitindo aos visitantes adquirir e degustar a variada oferta de vinhos presentes. Para além da mostra e venda, realizaram-se diversas atividades à volta do vinho, Happy Hours, Provas de Vinhos, Desafios Vitivinícolas e ainda um Workshop de Construção de Marionetas com Rolhas de Cortiça.

Mini Chefes (5) - P. Canas.JPGMini Chefes (6) - P. Canas.JPG
Mini Chefs - Sel. F. Cinzas (10).JPGMini Chefs - Sel. F. Cinzas (16).JPG

Também os “Mini Chefes” foram às Sopas, numa iniciativa direcionada para as crianças, e que lhes permitiu aprender e colaborar na confeção de algumas sopas tradicionais. Com a orientação e supervisão da Chef Susana Cigarro, e com a ajuda de técnicas da Oficina da Criança, os “Mini Chefes” foram uma delícia para os mais pequenos.

An. Mus. 'Cana Rachada' - Sel. F. Cinzas (6).JPGAn. Mus. 'Gr. Acordeons Puxa o Fole' (1) (A. Lopes).jpg
Marionetas Rolhas (23) - P. Canas.JPGGr. Música Popular 'Os Vocalistas' (26) - M. Roque.JPG

A animação musical também não poderia faltar! Na sexta-feira atuou o grupo de acordéons montemorense “Puxa o Fole”, no sábado foi a vez do grupo de música popular “Os Vocalistas” conquistar os visitantes e, para finalizar, a “Trupe da Cana Rachada” animou a tarde de domingo.

O artesanato tradicional e contemporâneo também esteve presente nesta edição do Festival de Sopas dinamizado pela associação de artesãos de Montemor “A Ciranda”. Estiveram ainda presentes a Casa João Cidade, a Associação Patolas & Patinhas, a Associação dos Dadores de Sangue de Montemor-o-Novo e a Associação de Pais do Jardim de Infância “Jardim em Flor”.