25 setembro 2017

2.º Aniversário do Centro de Etnologia

No sábado, 23 de setembro, o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense assinalou o 2.º Aniversário do Centro de Etnologia Museu Local. Com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, o programa da iniciativa começou logo de manhã com um Mercado Tradicional. Já ao final da tarde atuaram o Grupo Coral Feminino “Cantares de Alcáçovas”, o Grupo Musical “Puxa o Fole”e, como não podia deixar de ser, o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense. Este aniversário, no qual também participaram a Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, e a Vereadora Palmira Catarro, foi bastante participado e aplaudido.

Recordamos que este espaço, reúne num único espaço parte do espólio material e imaterial (recolha de trajes, modas, usos e costumes de profissões já extintas ou em vias de extinção), do Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense e dos Ranchos Folclóricos do Ciborro, Cortiçadas de Lavre e Foros de Vale de Figueira, num acervo museológico equipado com as devidas condições de conservação e restauro, acessível à comunidade, com o objetivo da preservação, valorização e difusão da identidade local.

2.º Aniv. Centro Etnologia (28).JPG

2.º Aniv. Centro Etnologia (36).JPG