14 março 2018

30º aniversário de elevação a cidade das "Cidades Irmãs"

Realizaram-se no domingo, dia 11 de março, as comemorações do 30º aniversário de elevação a cidade do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António. Em 2018, estas comemorações tiveram lugar no Fundão, acolhendo as “cidades irmãs”, cuja geminação se mantém, volvidos estes anos, através do projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”.

30 anos Cidade_Fundão (4).jpg30 anos Cidade_Fundão (2).jpg


Em representação de Montemor-o-Novo, para além dos alunos de duas turmas da Escola Básica n.º5, acompanhados pelos seus professores e auxiliares, estiveram diversos autarcas, ex-autarcas e técnicos do Município de Montemor-o-Novo, destacando-se a presença do Vereador do Pelouro da Educação, Gil Porto, e dos antigos Presidentes da Câmara Municipal, Fernando Cruz e José Grulha.

30 anos Cidade_Fundão (6).jpg30 anos Cidade_Fundão (18).jpg


A iniciativa, que decorreu no Centro de Negócios do Fundão, teve um vasto programa, que incluiu o hastear das bandeiras, com a entoação do hino “Caracol da Amizade”, a oferta de lembranças e uma Sessão Solene de Homenagem aos autarcas em exercício de funções há 30 e 25 anos, de forma a reconhecer o feito histórico de elevação a cidade e posterior geminação das 4 Cidades. Do programa merece ainda referência a apresentação do livro “De Boca a Orelha – 365 Tesouros da Nossa Oralidade”, desenvolvido na última ação educativa do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, um trabalho coordenado pelo fundador do projeto, Professor Joaquim Gouveia, com a colaboração de escolas dos quatro concelhos. A iniciativa culminou com a já tradicional Largada de balões.