11 março 2020

32 anos de Cidade

Assinala-se hoje, dia 11 de março de 2020, o 32º aniversário de elevação a cidade do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.

Deste modo, o Município de Montemor-o-Novo assinalou esta importante data, num hastear de bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, que juntou eleitos da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e das Freguesias, técnicos do Município e representantes do Agrupamento de Escolas.

Recorde-se que foi a 11 de Março de 1988 que a então vila de Montemor-o-Novo assinalaria mais uma página da sua riquíssima História. Com efeito, nessa data a Assembleia da República aprovaria a elevação a cidade da terra de São João de Deus e Belchior Curvo Semedo, que em conjunto com o Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António, passariam a deter esse novo estatuto. Estes quatro municípios celebrariam posteriormente um protocolo de geminação enquanto "cidades-irmãs", num projeto ímpar e salutar. O projeto "À Descoberta das 4 Cidades…", ao longo destes anos, fomentou uma enorme partilha de conhecimentos e experiências, troca de saberes e tradições, convívios culturais e desportivos, alimentando sempre a componente formativa e educativa como vertente essencial da vida em sociedade.

Recorde-se que esta geminação entre as 4 cidades, mantém-se sólida volvidos estes anos, sendo que o projeto educativo "À Descoberta das 4 Cidades" é hoje uma referência a nível nacional.

Hast. Bandeiras, 32.º Aniv. Elev. Cidade (30).JPG

Hast. Bandeiras, 32.º Aniv. Elev. Cidade (32).JPG

Hast. Bandeiras, 32.º Aniv. Elev. Cidade (42).JPG

Hast. Bandeiras, 32.º Aniv. Elev. Cidade (51).JPG

Hast. Bandeiras, 32.º Aniv. Elev. Cidade (66).JPG