23 maio 2017

8ª Festa dos Contos

Na sexta, 19 de maio de 2017, a Festa dos Contos 2017, já na sua 8ª edição, iniciou-se com uma Romaria.

Romaria (3).JPG

O ponto de encontro foi o novo edifício da Oficina da Criança. Ao longo do percurso até à Biblioteca, para além das crianças e jovens da Oficina da Criança e Centro Juvenil, foram-se juntando e participando à iniciativa a Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor, os Tradibombos e Acordeões da Ensemble Montemor, para além de muitas pessoas que se uniram a esta Festa da Palavra, onde não faltou alegria, música e animação!

Romaria (162).JPG

Já no Largo de S. João de Deus, junto à Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, esperava-nos uma banda de jovens, os Mirage, uma banda de pop rock formada na escola Ensemble Montemor, há cerca de um ano!

Depois da Romaria o conhecido “Pátio dos Contos” encheu-se para mais uma excelente noite na Festa dos Contos 2017, que teve lugar de 18 a 20 de maio, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Após o “aquecimento” feito por Carlos Marques, o Vereador da Cultura, João Marques, deixou algumas palavras enaltecendo a colaboração entre o movimento associativo do Concelho e a Câmara Municipal, que permite a concretização de iniciativas como a Festa do Contos, sempre sejam enriquecidas com a presença de agentes culturais de Montemor.

Contos do Coiso (31).JPG

Com os “Contos do Coiso”, Thomas Bakk, fez rir, emocionar e até corar uma plateia repleta de atentos espetadores. Esta segunda noite da Festa dos Contos terminou com o público de pé, a aplaudir o enorme Thomas Bakk.

Na fantástica “Tasquinha dos Contos”, Susana Cigarro temperou de forma superior as noites desta Festa dos Contos.

A Minha Rua é Uma Sala de Estar (16).JPG

No sábado, 20 de maio de 2017, pelas 14h30, a programação da Festa dos Contos teve inicio com a iniciativa “ “A minha rua é uma sala de estar”.

Junto à Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, e com o bom tempo a ajudar, a rua tornou-se uma autêntica sala de estar onde, em 5 sofás, se partilharam histórias e conversas, entre sorrisos tímidos ou mais expansivos.

Desta forma simples e próxima, Thomas Bakk e Miguel Horta apresentaram “Partilhando o sofá”. Também Fernando Guerreiro e Antonela Gilardi andaram “Contando às meias”, Susana Cecílio e Renata Bueno mostraram os seus “Contos Ilustrados” e Alexandra Jesus explicou porque “As paredes têm boca” com poesia em tiras de papel. E nesta sala de estar não faltou um espacinho com livros da nossa Biblioteca!

Mercadinho do Livro (6).JPG

A Festa dos Contos 2017 incluiu na sua programação um “Mercadinho do Livro”. Esta iniciativa integrou uma exposição de retratos de Renata Bueno, que apresentou o trabalho realizado ao longo da festa e a apresentação dos livros “Contadeiras de histórias”, de Sofia Paulino e “A minha avó Felicidade”, de Carlos Canhoto.

Teleguinho (52).JPG

Ainda no âmbito do Mercadinho do Livro da Festa dos Contos, já no Salão Nobre do Curvo Semedo, o Projeto Teleguinho apresentou “Costurar Cantigas, Contos e Música”.

Encerram. da Festa (45).JPG

A 8ª Festa dos Contos 2017encerrou na noite de sábado, 20 de maio de 2017. Durante 3 dias, em tardes e noites, as histórias ganharam tempo, entraram na sala de estar, foram poesia, estiveram em livro ou foram costuradas em cantigas, contos e música.

A Biblioteca  Municipal mais uma vez encheu-se e o “Pátio dos Contos” ganhou vida!

A noite, amena e convidativa, iniciou pelas 21h30 com um “Serão Partilhado”, com Fernando Guerreiro e Antonela Gilardi. O encerramento da Festa foi animado com música com a participação de Catarina Moura, Luís Pedro Madeira e Carlos Marques.

A Festa dos Contos é um projeto da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da AL.GU.RES Coletivo de Criação, que acontece desde 2009.

Que venham mais contos!