16 novembro 2018

Ação sobre Podas de Sobreiro e de Azinheira

Na manhã do dia 14 de novembro, decorreu na Herdade da Adua (Montemor-o-Novo), em plena época de podas de sobreiros e azinheiras (de 1 novembro a 31 março), uma sessão teórica/prática dedicada às técnicas e boas práticas para estes trabalhos.

Esta sessão de demonstração e sensibilização, foi organizada em conjunto pelo Município de Montemor-o-Novo, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Associação Terras Dentro, com o objetivo de responder a uma necessidade identificada pelas três entidades.

A sessão iniciou-se no CAME, com um primeiro momento que contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino. Após breve introdução em sala, já na Herdade da ADUA, os 38 participantes observaram e colaboraram na poda de formação de pequenos sobreiros e na manutenção de azinheiras adultas. A ação contou com o apoio dos Sapadores Florestais de Portel e orientação técnica da Eng.ª Fernanda Calvão do ICNF. Como decorreram trabalhos práticos de poda, foi solicitada a prévia autorização do ICNF exigida por lei.

A nível municipal, a iniciativa inseriu-se no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Bolota, que teve lugar a 10 de novembro, e da Estratégia Alimentar para o Concelho, destacando-se a importância do produto “Bolota” e promovendo boas práticas no que respeita à conservação das árvores produtoras deste fruto.

Ação Podas (1).JPGAção Podas (12).JPG
Ação Podas (14).JPGAção Podas (23).JPG