14 abril 2016

AMAlentejo aprova Declaração de Tróia, com a adesão do Município de Montemor-o-Novo

O Município de Montemor-o-Novo esteve presente no Congresso AMAlentejo, que se realizou no passado dia 2 de Abril, em Tróia, com o lema "Mais Poder Local - Mais Democracia - Melhor Alentejo".

Neste Congresso foi aprovada a “Declaração de Tróia” onde é proposta a criação da Comunidade Regional do Alentejo, com o objetivo de substituir as instituições e estruturas desconcentradas da Administração Central, como a CCDRA e outras, que têm dirigido e representado o Alentejo nos últimos 40 anos e que claramente não foram capazes de acompanhar o dinamismo e a obra notável realizada pelo Poder Local através das Freguesias e dos Municípios, a quem o Congresso AMAlentejo prestou Homenagem.

A Comunidade Regional do Alentejo é uma estrutura nova que dará lugar a um Poder Regional Democrático, Participado, Representativo, Plural e Transparente, se aprovada pela Assembleia da República como é desejo de todas e todos os que amam o Alentejo e o querem economicamente desenvolvido e socialmente mais justo e solidário. Será dirigida por órgãos eleitos democraticamente pelos mais próximos representantes do Povo, os eleitos dos Municípios e das Freguesias.

Para atingir os seus objetivos AMAlentejo promove agora uma ação de recolha de 35 mil assinaturas, o mínimo necessário para levar à Assembleia da República a proposta de criação da Comunidade Regional do Alentejo, por iniciativa do Povo.