06 julho 2018

Alunos de Montemor na Universidade Júnior do Porto

Teve lugar esta quinta-feira, 5 de julho de 2018, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, a reunião de preparação para a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo na 14.ª edição da Universidade Júnior, que se realiza no Porto de 9 a 13 de julho. Com a partida dos alunos montemorenses prevista para domingo, 8 de julho, esta reunião teve como objetivo informar e esclarecer alunos e encarregados de educação de todos os detalhes da iniciativa. Para além de técnicos do Município, participou nesta reunião o Vereador Gil Porto, que explicou aos presentes esta aposta do Município que é também um investimento no futuro das nossas crianças e jovens.

Reun. U. Junior (17).JPGReun. U. Junior (20).JPG

O Município assume a totalidade das despesas (propinas, viagem, alojamento e alimentação) de 20 alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, entre o 5.ºano e o 11.º ano de escolaridade, com bom aproveitamento escolar, num investimento de cerca 3.600 euros.

O Município disponibiliza ainda os restantes lugares no autocarro para o transporte dos 21 alunos que se inscreveram particularmente nos cursos da Universidade Júnior.

Reun. U. Junior (5).JPGReun. U. Junior (24).JPG

Recordamos que 2018 é o 11.º ano consecutivo em que a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo assina este acordo de cooperação com a Universidade do Porto, sendo que a “Universidade Júnior do Porto” é considerado o maior programa nacional de iniciação de jovens ao ambiente universitário e um exemplo de articulação entre o ensino superior e o ensino básico e secundário.

A principal finalidade desta iniciativa é a promoção do gosto pelo conhecimento e apoio ao processo de escolha vocacional que os estudantes terão de fazer ao longo do seu percurso escolar.