30 junho 2017

Apresentação do Livro Forte de Peniche: Memória, Resistência e Luta

A obra Forte de Peniche: Memória, Resistência e Luta foi apresentado publicamente no Pátio da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

A apresentação desta obra, que teve lugar no final da tarde de 28 de junho, foi feita pela Presidente da autarquia montemorense, Hortênsia Menino, que também moderou a sessão. Como oradores convidados, marcaram presença José Pedro Soares (ex-preso político e membro da URAP), Eulália Miranda (filha de ex-preso político e membro do movimento de solidariedade com os presos políticos antes do 25 de Abril) e António Gervásio (ex-preso político, natural de Montemor-o-Novo).

'Forte de Peniche, Memória, Resist. e Luta' (104).JPG

Foi o momento para recordar muitos episódios dos tempos da resistência ao fascismo, com palavras sentidas e emotivas, de quem sentiu na pele as atrocidades cometidas naquele estabelecimento prisional, tempos esses que deixaram marcas profundas não só em quem esteve detido mas também nas respetivas famílias.

'Forte de Peniche, Memória, Resist. e Luta' (50).JPG

E porque é imperioso que a memória não esqueça este período negro da história de Portugal bem como a importância do 25 de abril, este livro dá mais um importante contributo para a elucidação do fulcral papel da resistência antifascista no nosso país.