10 dezembro 2015

Arquivo Municipal adere à Rota dos Arquivos do Alentejo

No passado dia 3 de dezembro de 2015, o Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo aderiu à Rota dos Arquivos do Alentejo. Este projeto tem como promotor o Arquivo Distrital de Évora.

«Os arquivos do Alentejo guardam muito do que constitui a nossa identidade, sendo pilares essenciais na construção da memória coletiva regional.

Tendo em conta a riqueza inestimável do património arquivístico e o seu relativo desconhecimento pela generalidade da população, o Arquivo Distrital de Évora teve a iniciativa de promover a criação de uma Rota destinada a sensibilizar o público para a valorização dos arquivos.

A Rota dos Arquivos pretende agregar num único ponto toda a informação relevante das instituições possuidoras dessa memória e dos respetivos acervos para que o público possa visitar o passado e reconhecer os seus traços identitários nos documentos que chegaram até nós.

Inicialmente apresentada pelo Arquivo Distrital de Évora à Câmara Municipal de Évora, que lhe deu o seu apoio, a ideia da Rota foi então alargada a outras entidades sedeadas na cidade que a quiseram estender a todo o Alentejo.

A Rota dos Arquivos do Alentejo é uma iniciativa conjunta de várias entidades detentoras de documentação que se articulam para promover os espólios arquivísticos numa perspetiva de salvaguarda, estudo e divulgação pública. Tem, assim, em vista a oferta de um «produto» cultural, também de interesse turístico.»

 

Mais informações da Rota dos Arquivos do Alentejo em:

 

http://rotaarquivosalentejo.wix.com/rotaarquivosalentejo


http://rotaarquivosalentejo.wix.com/rotaarquivosalentejo#!arquivo-municipal-de-montemor-o-novo/c17i0


https://www.facebook.com/rotadosarquivosdoalentejo