03 maio 2017

Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo aprova Saudação ao 25 de Abril e ao 1º de Maio

Saudação ao 25 de Abril e 1º de Maio

43 anos passados, evocamos a revolução de Abril de 1974, o acontecimento mais importante da história contemporânea do nosso país.

Vivido com o sentimento de libertação nunca antes sentido, numa explosão de alegria coletiva, deu a partida para um movimento de conquista e de construção.

Construção da paz, do desenvolvimento, do progresso, construção de direitos após décadas de opressão e de repressão.

A Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, reunida em 28 de Abril de 2017, em tempo de comemoração do dia da Liberdade:

- Saúda todos os resistentes à ditadura que, pela conquista da Democracia, lutaram, se sacrificaram e até morreram.

- Saúda os militares do MFA, heróis primeiros da Revolução, imediatamente seguidos e apoiados pelo povo.

Com o 25 de Abril conquistámos a liberdade de expressão e o voto popular. Mas com Abril também construímos a Escola Pública, o Serviço Nacional de Saúde, a Segurança Social, garantiu-se o acesso à Justiça, construíram-se Serviços Públicos, avançou-se no direito à habitação e a bens essenciais. Com o 25 de Abril terminou a guerra colonial e conquistou-se a Paz. Tema tão importante nos dias de hoje em que vivemos a nível mundial com ameaças de guerra, que urge denunciar e contrariar.

Muitos dos direitos conquistados com Abril, consagrados na Constituição, foram ameaçados, destruídos e comprometidos nos anos que se seguiram de política de direita, mas é inquestionável que Abril deixa uma lição – é possível transformar o sonho em realidade e viver num país mais justo.

Na nova fase da vida política nacional, foi possível dar passos, ainda que insuficientes, no sentido da recuperação de direitos e salários, é necessário e possível ir mais longe.

Celebrar Abril é também celebrar o 1º de Maio, dia internacional dos trabalhadores.

A Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, saúda todos os trabalhadores que persistem na luta por trabalho com direitos, melhores condições de vida, salários justos e pensões dignas. Contra o desemprego e a precariedade, pela recuperação e consolidação de direitos, pela dignidade da pessoa humana, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Montemor-o-Novo, 2 de Maio de 2017

Deliberação: Aprovada por maioria com vinte e um votos a favor, dos quais 14 votos dos eleitos pela CDU e sete votos dos eleitos pelo PS; três abstenções de eleitos pelo PS e pelo CDS/PP e um voto contra da eleita pelo PSD.