16 outubro 2020

Atualização sobre COVID-19

Em atualização à informação emanada no passado dia 12 de outubro, sobre testagem a contactos identificados na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, informamos que a maioria das situações obteve resultado negativo. Contudo, registaram-se dois casos positivos, tendo sido implementadas as medidas de proteção e de acompanhamento adequadas para a situação, no quadro do Plano de Contingência em vigor. Foram também identificados os contactos próximos, que estão também devidamente acompanhados para monitorização de sintomas e isolamento profilático até dia 21 deste mês.

Já são conhecidos também os resultados de testes feitos à comunidade escolar, na sequência da célere determinação da Autoridade de Saúde Pública em realizar um plano de testagem alargado a todos os contactos próximos dos casos positivos, nos passados 12, 13 e 14 de outubro. Assim, de 371 testes efetuados, quatro serão repetidos durante o dia de hoje, sendo todos os outros negativos. Para as turmas testadas, foi ativado o ensino em regime não presencial, até finalizar o isolamento profilático, sendo que todos os encarregados de educação dos alunos testados, serão contactados pela Autoridade de Saúde, para acompanhamento.

Não existem indicações por parte da Autoridade de Saúde para encerramento de Serviços, pelo que os Serviços Municipais irão continuar a funcionar com todos os serviços assegurados.

O combate à pandemia da COVID-19 é feito em várias frentes no nosso concelho, estando a decorrer, ao longo deste mês, 5 visitas de equipas multidisciplinares a lares e estruturas residenciais para idosos, 17 ações de formação ministradas pelas Forças Armadas a trabalhadores de lares e estruturas residenciais para idosos, bem como uma nova fase do plano de testagem preventiva a trabalhadores de lares e estruturas residenciais a idosos, com mais de 50 utentes.

Estamos permanentemente em articulação com as entidades de coordenação da situação epidemiológica e contamos com a participação de todos na adoção das medidas fundamentais para nos protegermos e ao outro. Não se esqueça de desinfetar e lavar frequentemente as mãos, usar máscara em todos os locais recomendados e manter a distância física. Estas são medidas simples, contribuem para evitar a propagação do vírus.

É fundamental que cada um, individualmente, se assuma como agente de Saúde Pública. O cuidado de um é a segurança de todos!