05 junho 2017

Barragem dos Minutos recebe 10.ª edição de Águas Abertas

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realizou no dia 3 de Junho de 2017, a 10.ª edição da prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos, que integrou o Circuito de Águas Abertas da Associação do Alentejo.

Com o bom tempo a proporcionar uma excelente manhã desportiva e de convívio, participaram nesta edição cerca de 200 nadadores e 30 equipas.

O evento iniciou com a Prova de Promoção de 400 metros. Em absolutos masculinos venceu Tiago Pinto (ACM), seguido de Guilherme Alves (ACM) e Salvador Montez (Clube Natação Cartaxo). Em femininos, Filipa Figueiras (ACM) alcançou a primeira posição, com Rafaela Silva (Clube Natação Cartaxo) a chegar em 2.º lugar e Catarina Rossas Fonseca (Clube Natação de Lisboa) a completar o pódio.

X Edição Águas Abertas (229).JPG

Na prova de 1.500 metros (Federados), em masculinos, 10 anos depois de vencer a 1.ª edição das Águas Abertas na Barragem dos Minutos, Pedro Pinotes (Sporting Clube de Portugal) voltou a vencer em Montemor, batendo a concorrência, ao completar a prova em 16:22.51, com o seu colega de equipa Mário Bonança (vencedor em 2016) a chegar na 2.ª posição e o montemorense João Serra (ACM) a ficar no 3.º posto. Na geral feminina de Federados, Catarina Ferreira (Clube Natação de Lisboa), com 19:51.70, ficou na 1.ª posição, seguida por Beatriz Carvalho e Catarina Mestre (Clube Natação de Lisboa).

X Edição Águas Abertas (55).JPG

No que diz respeito à Prova de 1.500m (Não Federados), em absolutos masculinos, o 1.º lugar foi alcançado por Francisco Mendonça (SFUS), com a marca de 21:08.84, ficando na 2.ª posição André dos Santos (C.C.D. Avançado EULx) e em 3.º Eliseu Tavares (SFUS). Em femininos não federados Secile Wang (SFUS), com 23:59.87, foi a primeira a completar a prova, seguida de Inês Melo (C.C.D Avançado Eulx) e Ana Coelho (Escola Natação Mora).

A iniciativa terminou com a Prova de Promoção Estafeta (4 x 300m), pontuada por muita animação, e onde participaram 16 equipas.

Na classificação individual foram atribuídas medalhas aos três primeiros classificados para a prova de 1.500 metros, federados e não federados, por escalão e por sexo.

Houve também prémios de participação para todos os nadadores. À semelhança de edições anteriores, foi entregue uma lembrança aos participantes mais velhos de ambos os sexos. Em 2017, estas lembranças foram entregues a José Marreiros (Sport Algés e Dafundo - Masters) e Maria Gabriela Barroca.

X Edição Águas Abertas (25).JPG

A 10.ª edição das Águas Abertas na Barragem dos Minutos teve o habitual apoio da Associação de Natação do Alentejo, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e da CORAL - Associação de Nadadores Salvadores de Reguengos de Monsaraz.

Classificação Geral 400M

Classificação Geral 1500M Federados