08 abril 2019

Barreiras para Corujas instaladas na EN114

Dando continuidade aos trabalhos do projeto LIFE LINES (LIFE14/NAT/PT/001081), do qual a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo é parceira, foram recentemente instaladas no concelho de Montemor, em vários pontos da EN114, que liga Montemor-o-Novo a Évora, barreiras para corujas.

Com um traçado específico estudado para o efeito, estas barreiras, construídas em redes e lona microperfurada, pretendem reduzir a mortalidade das corujas-do mato, forçando-as a voar mais alto, por cima das redes, evitando assim o seu atropelamento.

2-IMG_2941.jpg

Neste momento, e durante os próximos meses, encontram-se a decorrer os trabalhos de monitorização. Espera-se agora que nestes locais, identificados como pontos negros de mortalidade para esta espécie, surjam resultados que possam demonstrar a eficácia das barreiras na redução do número de corujas mortas.

7-IMG_2946.jpg

Para além da colocação destas barreiras, a Infraestruturas de Portugal S.A., entidade também parceira do projeto, promoveu, à semelhança dos trabalhos realizados pela Câmara Municipal ao longo da Estrada Municipal 535, que liga Santiago do Escoural a São Cristóvão, a colocação de barreiras de anfíbios. A implementação destas medidas, cuja realização é pioneira em Portugal Continental, em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo, traduz a enorme riqueza e diversidade de espécies, sejam elas animais ou vegetais, que existem na área do concelho de Montemor-o-Novo e que importa preservar.