06 fevereiro 2019

Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo -Espaço de descoberta e diversão para centenas de pessoas!

Criada em 1983, a Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo funciona no antigo convento de S. João de Deus, edifício setecentista recuperado pelo Município, no início da década de 80. Em 1991, passou a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública e em 2001 adotou a denominação de Biblioteca Municipal Almeida Faria, em homenagem ao escritor, natural de Montemor-o-Novo.

Com uma média mensal de 1250 utilizadores e um fundo documental com 32279 documentos (área de adultos e infantojuvenil), este é um espaço de descoberta e diversão, no qual podemos pesquisar para os trabalhos escolares ou profissionais, encontrar respostas a dúvidas que tenhamos ou passar os nossos tempos livres, num ambiente acolhedor e descontraído.

Aqui encontramos livros para todas as idades, até porque não existe idade mínima para “ler”, pois basta segurar um livro e olhá-lo. Entendendo que o acesso à cultura é algo de fundamental, a Biblioteca Municipal Almeida Faria tem como serviços gratuitos: empréstimos de livros, cd's, dvd's; Jornais diários e revistas de várias temáticas; Internet e digitalização de documentos; Empréstimo inter-bibliotecas.

A Biblioteca encontra-se dividida em diversos espaços: Área de leitura geral de adultos, Espaço Internet, Sala Curvo Semedo, Sala Almeida Faria, Fundo Local e Regional e a Área Infanto-Juvenil.

Com um conjunto de atividades regulares, a Biblioteca consegue chegar a miúdos e graúdos. Das suas iniciativas destamos o Clube de leitura mensal, as Atividades de promoção do livro e da leitura para pais e filhos aos sábados (uma vez por mês), a Formação de informática na ótica do utilizador e a Hora do conto para escolas e ATL's.

1-Biblioteca (1).JPG 

2-Biblioteca (3).JPG

 5-Biblioteca (17).JPG

Área de Leitura Geral de Adultos e Infantojuvenil:

De segunda-feira a sexta-feira: Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00

Sábado: das 14h00 às 19h00 (exceto nos meses de Julho e Agosto)