19 março 2019

Bolota foi convidada de honra do Mercado Municipal

No âmbito da IV Semana da Bolota, que decorreu em Montemor-o-Novo de 9 a 17 de março, foram realizadas várias iniciativas.  Na manhã de sábado, 16 de março, a bolota foi a “convidada de honra” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. A Chef Susana Cigarro  apresentou, de forma descontraída, como confecionar crepes de bolota, um prato que sabe sempre bem a qualquer hora do dia, e que até pode ser uma boa opção para um almoço ou jantar, dependendo do recheio escolhido, uma seleção em que o limite está na nossa criatividade.  Utilizando  fundamentalmente produtos do concelho, a degustação dos crepes de bolota com o delicioso mel de Montemor, a todos deliciou e, por isso, aqui partilhamos  a receita.

Quem passou pelo Mercado teve também oportunidade de conhecer e degustar as queijadas e as bolachas de bolota, confecionadas por Carmen Alves do Moinho da Vila, também elas uma verdadeira delícia.

Receita

Crepes de bolota com mel*

1 ovo

100ml leite (pode ser qualquer um vegetal)

1 colher sopa azeite

2 colheres sopa de farinha bolota

3 colheres sopa farinha de aveia

Pitada de sal

Juntar os ovos com o leite e o azeite, mexendo bem.

Juntar as farinhas e mexer bem, para não criar grumos.

Numa crepeira previamente untada, colocar o equivalente a uma concha de sopa do creme e deixar cozinhar bem antes de vira

*Podem ser utilizados outros recheios como canela, compotas diversas, carne, legumes, etc

02-showcookingbolota (13).JPG

03-showcookingbolota (17).JPG