18 setembro 2019

Câmara Municipal dá apoios para o novo Ano Letivo

Em Montemor-o-Novo, o Combate ao Abandono Escolar e a defesa da Educação para todos é princípio determinante da ação do Executivo da Câmara Municipal! Por isso, a Câmara Municipal organizou o ano letivo que agora começa com mais e melhores condições para alunos e famílias:

Trabalhadores - Com a regularização da situação de precaridade de 18 trabalhadores, este ano a equipa de Educação é constituída por 54 funcionários que se encontram em funções nas freguesias do concelho para que os recursos e equipamentos afetos possam ser iguais para todos e haja efetivamente uma igualdade de oportunidades.

Atividades de Animação e de Apoio à Família - Temos em funcionamento 12 salas de jardim de infância com oferta das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF ́s), na vertente prolongamento de horário, de forma a assegurar um horário adequado às necessidades das famílias. Por decisão do executivo da Câmara Municipal, as famílias não comparticipam o funcionamento das AAAF ́s, assumindo a Câmara todos os encargos inerentes ao seu funcionamento.

Ação Social Escolar - Após parecer positivo do Conselho Municipal de Educação realizado a 25 de julho de 2019, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo aprovou por unanimidade, na Reunião de Câmara do passado dia 4 de setembro ́19 uma verba de cinco mil e quinhentos euros (5 500,00 €) para a aquisição de fichas de trabalho e material escolar para alunos carenciados do pré-escolar e do 1o ciclo. Este montante, correspondente à primeira fase da Ação Social Escolar para o ano letivo 2019/2020, que será repartido por cerca de 234 alunos, cujas famílias poderão adquirir material escolar no comércio local ou ser reembolsadas pelos valores despendidos em material escolar e fichas de trabalho.

Apoios Supletivos - Para além do apoio aprovado para os alunos dos Jardins de Infância e Escolas Básicas do 1o ciclo referente a Refeições Escolares e da verba para aquisição das Fichas de Trabalho e Material Escolar, foram aprovados Apoios Supletivos - verba de doze mil euros (12 000,00€) para Visitas de Estudo, Material para Biblioteca Escolar, Material de Desgaste, Material de Primeiros Socorros, atribuída diretamente ao Agrupamento de Escolas.

Também no âmbito dos apoios supletivos, foram aprovadas verbas a serem geridas - de acordo com as necessidades - pela Câmara Municipal para:

- Aquisição de Material Didático;- Alojamento em Agregado Familiar, em situações excecionais em que os alunos residam em locais com dificuldade de acesso e;- Aquisição de Equipamento contra a Chuva e Frio, para os alunos que não beneficiem de transporte escolar ou que, beneficiando desse serviço, tenham ainda assim de realizar parte do percurso a pé.

Transportes Escolares - A Câmara Municipal continuará a assegurar o transporte escolar a cerca de 335 alunos, inscritos no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo – do pré-escolar ao ensino secundário -, e garantirá o apoio financeiro nas deslocações dos 31 alunos que residam em Montemor e tenham que se deslocar para outros concelhos para estudar. De referir que a Câmara Municipal dispõe ainda de um autocarro de 51 lugares que cede a título gratuito aos estabelecimentos de ensino para deslocações em visitas de estudo (de acordo com regras específicas).

Tecnologias de Informação e Comunicação - Os jardins de infância e escolas do 1o ciclo estão dotados de equipamentos informáticos (computadores para sala de aula, biblioteca, impressoras, quadros interativos), cuja gestão e manutenção é prestada pela Câmara Municipal, garantindo assim o acesso de todos às Tecnologias de Informação e Comunicação em todo o Concelho.

Este é o contributo deste Município para uma efetiva democratização do ensino e acesso à educação pública e de qualidade, que mantemos e reforçamos!

A Todos desejamos um Excelente Ano Letivo!

01-Centro Escolar Inalentejo (69).JPG

02-Vis. JI e EB1 de Escoural (27).JPG