04 janeiro 2019

Câmara Municipal vai promover obras de consolidação estrutural no Convento da Saudação

Após a aprovação da candidatura ao Fundo de Salvaguarda do Património Cultural do Ministério da Cultura, a Câmara Municipal está a desenvolver os procedimentos legais para o início da obra de consolidação estrutural do Convento da Saudação, com um investimento previsto de 1,6 M€, a executar num período de 12 meses.

A intervenção no Convento que é Monumento Nacional e cuja responsabilidade de gestão é da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, por acordo estabelecido com a Direção Geral do Tesouro e Finanças, através da assinatura de Auto de Cedência no passado mês de Agosto de 2018 era há muito aguardada. Vários anos de abandono, sem qualquer intervenção estruturante, conduziu, em parte, à degradação agora visível, agravada por condições meteorológicas imprevisíveis e adversas.

Seguir-se-á a intervenção de recuperação e reutilização do Convento da Saudação, a candidatar a fundos comunitários pela Câmara Municipal, para garantir visitas patrimoniais publicas, a instalação de serviços municipais e do Centro Nacional de Artes Transdisciplinares bem como, o desenvolvimento do projeto cultural do “O Espaço do Tempo”.

A dinamização da economia urbana em torno da cultura e do Património, eixo estratégico para o desenvolvimento do concelho, terá assim um novo impulso com a conclusão das intervenções previstas, reforçando a afirmação de Montemor-o-Novo, como cidade de Cultura e Património.