26 novembro 2019

Campanha por uma solução para a Av. Gago Coutinho em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo há décadas que reclama uma solução definitiva para a Avenida Gago Coutinho, uma via da competência da Infraestrtuturas de Portugal e do Governo.

Pela Avenida, onde confluem as EN2, EN4 e EN114, passam diariamente mais de 2000 veículos pesados, inclusive de mercadorias perigosas. Nesta artéria ocorrem anualmente cerca de 30 acidentes rodoviários, muitas vezes com feridos graves e até mortes.

Sendo urgente, para evitar uma tragédia, a limitação e o desvio do tráfego pesado de mercadorias na Avenida e porque a I.P e o Governo não respeitam a população de Montemor-o-Novo, o Município de Montemor-o-Novo e a União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras lançaram uma campanha de modo a pressionar estas entidades para a resolução deste grave problema da nossa cidade e concelho!

Deste modo, foi realizada esta segunda-feira, 25 de novembro, junto à Avenida, uma Tribuna Pública "É preciso uma solução para a Avenida em Montemor-o-Novo". A ação de luta juntou eleitos, representantes de associações e população, de modo a uma vez mais chamar a atenção para este problema tão antigo. A Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, efetuou uma intervenção recordando todo o trabalho que o Município tem efetuado junto das entidades competentes e as sucessivas não respostas por parte das instituições que gerem esta via.

No final da iniciativa foi lançado pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo um abaixo assinado "Pela Segurança dos Montemorenses – Desvio de Pesados de Mercadorias da Avenida Gago Coutinho", exigindo

1. A limitação urgente do tráfego pesado de mercadorias na EN 4/Av. Gago Coutinho de forma a evitar uma possível tragédia;

2. Que seja considerada a possibilidade imediata de efetuar o desvio do trânsito pesado de mercadorias que atravessa a cidade, mediante a utilização dos nós Este e Oeste da autoestrada A6;

3. Que sejam tomadas diligências no sentido de discutir uma solução definitiva para o efetivo desvio de pesados de mercadorias da Avenida Gago Coutinho.

Apelamos a todos os montemorenses para que assinem este abaixo assinado!

Tribuna Pública (56).JPG

Tribuna Pública (77).JPG