19 outubro 2016

Cantina Escolar com Menu Km 0

O desenvolvimento do conceito Km 0 Montemorense e a sua expansão à restauração do concelho, cantinas escolares e certames gastronómicos, foi uma das ação considerada prioritária no 1.º Encontro Anual da Agenda 21 local realizado em novembro de 2013.

 O Km0 é um conceito internacional que assenta na promoção de uma cadeia alimentar de base local contribuindo para ao produção e consumo de produtos locais promovendo a economia local, a soberania alimentar, gestão sustentável dos recursos ou seja a sustentabilidade de um território.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo iniciaram a implementação do Km0 em novembro de 2013 no Festival das Sopas, com a promoção da “sopa km 0”. Em abril de 2014, lançou-se o Menu Km0, ao qual aderiram uma serie de restaurantes do concelho. Nesse mesmo ano, a Câmara Municipal introduziu nas ementas da cantina escolar de Montemor, no período lectivo de 2014/2015 um ingrediente Km 0 – vitela de Montemor, existindo desde essa altura uma vez por mês uma refeição confecionada com aquele ingrediente.

Em 2015, procurou-se dar mais um passo rumo ao consumo de produtos produzidos localmente e, em março desse ano, decorrente da “semana da Bolota”, iniciativa integrada no programa “Ao Sabor das estações “, foi introduzido outro ingrediente na ementa da cantina – croquetes de Bolota.

Em 2016, o Município criou o menu KM0 na cantina escolar municipal para o ano lectivo 2016/2017. Este menu terá lugar uma vez por período, e irá iniciar-se no dia 21 de outubro: com a seguinte ementa, que irá variar consoante os produtos da época

 

“Menu KM 0”:

 

         Creme de courgette com agrião

         Jardineira de vitela com batata, cenoura e feijão-verde

         Salada de alface e tomate

         Tangerina

 

Pretende-se assim diminuir a pegada ecológica alimentar, contribuir para estimular a produção e a economia local bem como criar hábitos alimentares mais saudáveis.