22 setembro 2015

Centro de Etnologia - Museu Local

O Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense (RFEM), em parceria com os Ranchos Folclóricos do Ciborro, Cortiçadas de Lavre e Foros de Vale de Figueira, procederam à inauguração do Centro de Etnologia - Museu Local, no passado domingo, 20 de Setembro de 2015.

Este novo e importante equipamento do concelho de Montemor-o-Novo, significou um investimento global de cerca de 130.000 euros, tendo tido uma comparticipação do PRODER de 58,67% do orçamento apresentado na candidatura. O montante não comparticipado, aproximadamente 54.000 euros, foi garantido pelo Município de Montemor-o-Novo, através de protocolo estabelecido com o RFEM.

O programa de inauguração decorreu ao longo de todo o dia, com várias atividades ligadas às tradições da área rural do concelho, com a recriação de uma antiga feira das colheitas, de Jogos Tradicionais, dos "Dizeres da minha Aldeia" e a demonstração dos Bailes de Antigamente e desgarrada. Houve ainda cante de modas de saias, numa representação de quadros etnográficos.

Após as intervenções de abertura, de Luís Henriques (Presidente da Direção do RFEM), João Marques (vereador do pelouro da cultura na Câmara Municipal) e Hortênsia Menino (Presidente da Câmara Municipal, teve lugar a tão aguardada visita ao Centro.

A intenção de criar um Museu em torno da etnografia do mundo rural do concelho de Montemor-o-Novo, surgiu da vontade dos grupos de folclore locais em reunir, num único espaço parte do seu espólio material e imaterial (recolha de trajes, modas, usos e costumes de profissões já extintas ou em vias de extinção), num acervo museológico com as devidas condições de conservação e restauro e que possa ser disponibilizado à comunidade no sentido da preservação e valorização da identidade local. A sua localização é privilegiada, no Centro Histórico, próximo do Castelo de Montemor-o-Novo, contribuindo para a valorização da cidade e atração de visitantes.