12 junho 2017

Ciclo da Primavera: “Bonecos de St.º Aleixo" em S. Geraldo

O espetáculo “Bonecos de St.º Aleixo”, pelo CENDREV, inserido no Ciclo da Primavera, numa organização da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, foi à cena na noite de sábado, 10 de junho de 2017, no Centro Cultural 1.º de Maio, em S. Geraldo.

Perante uma sala particamente cheia, e com um público de várias faixas etárias, foi possível dar a conhecer estas marionetas tradicionais do Alentejo, que terão tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome, com a música (guitarra portuguesa) e as canções executadas ao vivo.

Ciclo da Primavera - S. Geraldo (6).JPG

O essencial dos meios utilizados neste espetáculo é composto por um lugar de representação chamado retábulo, construído em madeira e tecidos floridos, reproduzindo um palco tradicional em miniatura com pano de boca, cenários pintados em papelão e iluminação própria (candeia de azeite); os bonecos são realizados em madeira e cortiça e são vestidos com um guarda-roupa que permite, como no teatro naturalista, identificar as personagens da fábula contada.