13 abril 2015

Cobertura do campo de Ténis inaugurada no próximo sábado

Tem lugar sábado, 18 de abril de 2015, a inauguração da Cobertura do Campo n.º 4, do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo. Esta é uma obra com um custo total de 182.040 euros, com um co-financiamento FEDER de 136.530 euros. A verba não financiada será paga pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, permitindo com que surja no nosso concelho o primeiro campo de ténis coberto da região.

Face à inexistência, na região Alentejo, de qualquer campo de ténis coberto, a rede regional de equipamentos de base associada a esta modalidade encontrava-se deficitária face ao conjunto das restantes regiões do país. De fato, muito embora a região esteja já dotada de uma rede regional de campos de ténis com dimensões adequadas, quer ao treino e formação desportivos quer à competição regional e local, a inexistência de qualquer campo coberto, no conjunto da região, conduzia a uma redução da flexibilidade da sua utilização.

Em condições metereólogas adversas, originadas por elevada pluviosidade ou por elevadas temperaturas, os campos existentes na região não permitem a sua utilização ou, na melhor das hipóteses, apresentam condições bastante distintas das que seriam adequadas à prática da modalidade, o que é particularmente relevante para efeitos de formação e competição.

Ciente deste problema, e estando atualmente dotado de um conjunto de quatro campos de ténis que são usados de forma crescente para a formação, participação em programas desportivos de índole local, regional e nacional, bem como para organização de torneios de âmbito regional e nacional, o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo iniciou ao longo de 2013 um conjunto de trabalhos que visaram suprir estas necessidades existentes.

Desta forma, surgiu a construção da cobertura de um dos campos das instalações do Clube de Ténis de Montemor, dotando assim a região do primeiro campo adequado à prática desportiva da modalidade de forma permanente e independente das condições climatéricas verificadas. Assim, haverá um alargamento da disponibilidade de equipamentos de base destinados à prática da modalidade, em Montemor-o-Novo e na região, por via da adaptação de uma infraestrutura desportiva já existente que, por si só, mas também em conjunto com os restantes campos existentes, permitirá alargar a qualidade e quantidade da oferta existente.