24 abril 2017

Montemor-o-Novo comemora 43 Anos de Abril

As comemorações do 43.º Aniversário do 25 de Abril, em Montemor-o-Novo, irão ter uma programação vasta que inclui apresentação de livro, dança, música, exposições, desporto, pintura e a inauguração de novos equipamentos.

O Dia da Liberdade começa a ser comemorado no dia 22 de Abril, pelas 16h00, com a apresentação do livro “Mulheres da Clandestinidade”, com a presença da autora Vanessa de Almeida, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Ainda no dia 22, às 21h30, tem lugar a II Noite de Danças Tradicionais do Mundo, no Salão Nobre da Sociedade Carlista, uma iniciativa organizada pela Sociedade Carlista, com o apoio da Câmara Municipal.

No domingo, 23 de abril, pelas 16h00, no Auditório do Parque Urbano, realiza-se um Encontro de Escolas de Música do Concelho. Neste Encontro, organizado pela Câmara Municipal, irão participar o Grupo “Flores de Monfurado” da Associação “Amigos Unidos pelo Escoural”, a Banda Juvenil da Escola de Música da Casa do Povo de Cabrela, a Orquestra de Sopros Preparatória da Casa do Povo de Lavre, a Escola de Música da Sociedade Carlista, o Quarteto de Clarinetes e Trio de Flautas da Sociedade Carlista e os “Mirage” – Grupo Pop-Rock da Escola de Música e Dança Ensemble Monte Mor.

Já na segunda-feira, dia 24 de Abril, há várias iniciativas integradas nas Comemorações do 25 de Abril. Às 14h30, será inaugurada a Exposição de Graffitis - Projeto Lembrar Abril, no âmbito do programa desenvolvido com os 4.ºs anos das escolas do 1º ciclo do ensino básico da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras, no Terreiro de S. João de Deus, evento que tem a organização desta União de Freguesias, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e o apoio da Câmara Municipal. Agendada para as 18h00 está a inauguração da Exposição de artesanato “Máquinas agrícolas – 40 anos da Reforma Agrária”, de Joaquim Serralha, a decorrer no Arquivo Municipal, numa organização da Câmara Municipal. Às 22h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, ocasião para assistir ao Concerto “Traz Outro Amigo Também” – Cantares de Abril, com Beatriz Nunes, José Soares, Pedro Pinto e João Ferreira, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal. De seguida, pelas 23h30, com concentração e início no Concentração no Terreiro de S. João de Deus, teremos a tradicional Arruada pelas ruas da Cidade, com a participação da Banda da Sociedade “Carlista”, Tradibombos - Ensemble Monte Mor, Grupo Coral Fora d’Oras e Associação Ofício das Artes.

No dia 25 de Abril, terá lugar às 9h00 a cerimónia de Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. Pelas 9h30, haverá Pintura Mural e Animação com Insufláveis, no Parque Urbano.

A 37.ª Estafeta da Liberdade terá início no Ciborro, às 10h00, tendo a chegada prevista no Parque Urbano, cerca das 11h15. Numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Juntas de Freguesia do Concelho, a Estafeta da Liberdade realiza-se desde 1981, sendo uma prova de estrada em Atletismo que anualmente faz a ligação de uma Freguesia à sede do Concelho. A prova é dividida em percursos, que serão percorridos individualmente pelos atletas em representação das Juntas de Freguesia e tem como objetivo, para além da parte competitiva, permitir um convívio e uma aproximação entre os atletas do Concelho.

Pelas 13h00, estão previstos alguns Almoços em algumas ARPI’s do nosso concelho, nomeadamente em Cabrela, Ciborro, Foros de Vale de Figueira e Silveiras, com a presença de Eleitos da Câmara Municipal.

Às 17h00, numa iniciativa também integrada no Ciclo da Primavera, a Banda Filarmónica Simão da Veiga protagoniza mais um “Concerto da Primavera”, a ter lugar na Casa Povo de Lavre, numa organização da Casa do Povo de Lavre, com o apoio da Câmara Municipal e União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

A encerrar este dia “levantado e principal”, às 17h30, terá lugar o espetáculo Comemorativo do 25 de Abril “Sempre um fim, sempre um começo”, com Samuel, no Cineteatro Curvo Semedo, organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

A finalizar as Comemorações do 25 de Abril, vai inaugurar-se no dia 29 de abril, às 14h30, na Rua da Liberdade, junto ao Parque Urbano, a Nova Oficina da Criança, numa organização da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal agradece à Cercimor/CAO e à ARPI de Montemor-o-Novo o contributo dado na elaboração das flores de papel para enfeite de ruas.

Venha celebrar Abril em Montemor-o-Novo!

Sábado, 22 de abril

16h00 – Apresentação do livro “Mulheres da Clandestinidade”, com a presença da autora Vanessa de Almeida

Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria

21h30 – II Noite de Danças Tradicionais do Mundo