10 março 2017

Comemorações do 8 de Março

A 8 de Março Montemor-o-Novo comemora o Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, aproveitando a Câmara Municipal a data para dar início às Comemorações dos 29 anos de elevação de Montemor a Cidade.


Cerim. Hastear Bandeiras (43).JPG 

Hastear das Bandeiras


O dia iniciou com o Hastear das Bandeiras, que contou com a habitual participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. A iniciativa iniciou no Lgº dos Paços do Concelho, seguindo depois até ao Terreiro de S. João de Deus, onde se encontra a estátua do Santo Montemorense, Monumento ao Antifascista, terminando no Hospital de S. João de Deus.

 

Apres. PEDU (103).JPG

Apresentação PEDU


No Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, realizou-se um dos momentos mais relevantes destas comemorações com a  apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), que enquadra intervenções na área da regeneração urbana e mobilidade na cidade de Montemor-o-Novo, de acordo com a candidatura já aprovada ao “Alentejo 2020”.

A apresentação foi efetuada pela Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, e pelos arquitetos João Videira (Chefe da Divisão de Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo) e Helena Paixão (responsável pelo projeto e candidatura).

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo integra prioridades de investimento nas áreas da Mobilidade Urbana Sustentável e Reabilitação Urbana, em que se inserem respetivamente as seguintes operações de promoção municipal:

• Implementação de Percursos Livres de Obstáculos, correspondendo à 1ª fase de implementação do Plano de Acessibilidade e Mobilidade da Cidade de Montemor-o-Novo, recentemente aprovado, nomeadamente na Av. Gago Coutinho, Carreira de São Francisco e envolvente do tecido escolar;

• Promoção da iniciativa “Escola a pé”;

• Reabilitar o Mercado Municipal e a respetiva envolvente;

• Requalificar os Espaços Exteriores, Acessos e Terreiros do Castelo;

• Requalificar o Espaço Público e Ambiente Urbano da Rua Teófilo Braga e do Largo dos Paços do Concelho e Terreiro de São João de Deus;

• Requalificar a Rua de Aviz, a Rua das Escadinhas e a Rua de Olivença, incluindo a remodelação do muro do Jardim Público.

Para além das operações de promoção municipal, o PEDU de Montemor-o-Novo conta ainda com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com uma ação de promoção própria no valor total de 16.500,00 €, visando garantir a acessibilidade a portadores de mobilidade condicionada, nas suas instalações na Avenida Gago Coutinho entre outras intervenções de conservação do imóvel.

Os investimentos municipais incluídos nesta candidatura totalizam 5,2 M€, com uma comparticipação FEDER de 85%, até 2020.


Sessão de Movimento (32).JPG 

Sessão de Movimento


Às 10h30, realizou-se uma Sessão de Movimento, uma iniciativa organizada pelo MDM de Montemor-o-Novo, dos quais partilhamos alguns momentos. Com o bom tempo a ajudar, o Parque Urbano foi o destino de muitos Montemorenses nesta manhã.



Sess. evocativa escrit. 'Alface' (163).JPG 

Sessão Evocativa do escritor montemorense João Carlos Alfacinha da Silva

 

Na Sessão Evocativa do escritor montemorense João Carlos Alfacinha da Silva (Alface), que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, estiveram presentes muitos munícipes que prestaram homenagem ao homem e ao autor.

Na mesa da iniciativa estiveram, para além da Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, Gina Frazão, viúva de Alface, Margarida Alfacinha, filha mais velha de Alface e o professor Vítor Guita, grande amigo e admirador de Alface.

Após a Sessão seguiu-se o descerrar de uma placa evocativa da sua memória na casa onde nasceu, na Rua do Poço Tapado, n.º 4, atualmente sede dos Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal.

Assinalou-se, assim, a vida e obra de Alface, em momentos em que a ternura pelo escritor e a paixão pela sua escrita ficaram bem vincadas, pelas palavras ditas e declamadas entre o riso e a lágrima da saudade existente.

Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo em parceria com o  Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo, a Theatron-Associação Cultural e a Livraria Fonte de Letras.

 

Visita guiada C. Interpretativo (9).JPG

10.º aniversário do Centro Interpretativo do Castelo


Integrada nas comemorações do 8 de Março, Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, também está o 10.º aniversário do Centro Interpretativo do Castelo. De 8 a 12 de março, as entradas são gratuitas e contemplam visita guiada.

Instalado na antiga Igreja de S. Tiago (século XIV), no Castelo de Montemor-o-Novo, o Centro Interpretativo dá a conhecer a história do castelo e o desenvolvimento da antiga vila intra-muros, através de uma exposição permanente e exposições temporárias. O Centro também é espaço para a realização de eventos como recitais e conferências.

O centro interpretativo do castelo de Montemor-o-Novo foi inaugurado 8 de Março de 2006, em pleno Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher. Além de recuperar um património com mais de 700 anos (a antiga igreja), este projecto permite, a quem visita o castelo, ter a perceção dos muitos séculos que passaram sobre esta colina.

 

 

 

Pintura de Mural (PJC) (17).JPG

Pintura de Mural


Este ano, o Movimento Democrático de Mulheres de Montemor-o-Novo, propôs a  Pintura de um Mural, no muro das antigas piscinas, alusivo à data. Este mural mostra-nos, através da representação de várias silhuetas de mulheres,  a Mulher trabalhadora, a Mulher Mãe, a Mulher lutadora, todas elas representadas com cores fortes e quentes, cores que nos lembram a terra, o trabalho, cores de “garra” transparecendo a força da própria Mulher.

A sobreposição das silhuetas femininas  representa a passagem do tempo, o nascimento e a evolução da sabedoria e amadurecimento do saber.


Pintura de Mural (APB) (51).JPG

O resultado ficou bem bonito!


Procissão São João Deus (28).JPG 

Procissão de S. João de Deus


Na vertente religiosa, o ponto alto das comemorações do 8 de março em Montemor, é a Procissão de S. João de Deus, que junta sempre muitos montemorenses. A Procissão iniciou às 16h00 na Igreja Matriz, rumando até ao Hospital Infantil de S. João de Deus, onde se celebrou Eucaristia.

A Câmara Municipal esteve representada nesta iniciativa, que integra as comemorações do Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, pela vereadora Palmira Catarro.

 

Conc. com Cuca Roseta (44).JPG 

Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo


As iniciativas no âmbito das comemorações do Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, dia 8 de março, culminaram com um concerto comemorativo com a fadista Cuca Roseta.

Antes do espetáculo, subiu ao palco a Presidente da Câmara Municipal de Montemor, Hortênsia Menino, que saudou todos os presentes e deixou algumas palavras sobre estas comemorações e sua importância, dando nota dos desafios do presente e do futuro para Montemor-o-Novo.


Conc. com Cuca Roseta (161).JPG

Concerto comemorativo com Cuca Roseta


De seguida, e perante uma Sala  completamente esgotada, a fadista Cuca Roseta, uma das mais marcantes e reconhecidas vozes do Fado da atualidade, presenteou-nos com um espetáculo  de excelência.