21 novembro 2016

Command Post Exercise CPX – Exercício de Posto de Comando no Quartel dos Bombeiros de Montemor-o-Novo

No passado dia 18 de novembro de 2016 realizou-se um exercício planeado e conduzido em modo de Command Post Exercise (CPX – Exercício de Posto de Comando) na “Sala de crise” do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Exercício CPX (15).JPG

Neste exercício todas as entidades envolvidas atuaram como se de situações reais se tratassem, procedendo às ações necessárias para a resolução de cenários que foram surgindo, não envolveu meios reais nem a movimentação de forças no terreno.

Exercício CPX (79).JPG

Neste Exercício foi emitido um Aviso Meteorológico de Nível Vermelho para precipitação e vento forte, emitido pelo IPMA para o Distrito de Évora, que se caraterizou por períodos de chuva persistente e por vezes muito forte, acompanhada de trovoada. Esta situação afetou várias zonas do concelho, com maior incidência nas freguesias de Santiago do Escoural, Cabrela e União de Freguesias de Nossa senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras. Após avaliação da situação, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) foi convocada, reunindo a maioria dos seus elementos. Efetuado o ponto de situação com os elementos da CMPC, foi proposta a ativação do Plano Municipal de Emergência do Concelho de Montemor-o-Novo (PME) pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, considera a necessidade de garantir as condições e os meios para minimizar os efeitos da ocorrência. Desta forma, decidiu a CMPC aprovar a proposta do Vice-Presidente e ativar o PME.

Exercício CPX (99).JPG

Com o decorrer do exercício foram surgindo diferentes cenários que as entidades constituintes da CMPC reunidas tentaram solucionar, de acordo com as suas competências. O Exercício teve um balanço final muito positivo tendo sido detetados pontos fortes e fracos a ter em conta em situações reais que possam vir a verificar-se.

Exercício CPX (129).JPG