20 fevereiro 2017

Conselho Diretivo da ANAFRE reuniu em Montemor-o-Novo

No passado dia 17 de fevereiro de 2016 Montemor-o-Novo acolheu uma reunião descentralizada do Conselho Diretivo da Anafre. Os eleitos foram recebidos, no auditório da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras,  pela presidente da Câmara Municipal do Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, e pelo presidente da Junta da União das Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras, António Danado, também membro do Conselho Diretivo da Anafre. Esteve também presente nesta receção a vereadora Palmira Catarro, que tem a responsabilidade pelo Pelouro de apoio às freguesias.


IMG_0811.JPG


A Presidente da Câmara Municipal deu as boas vindas aos presentes destacando o papel fundamental que as freguesias tiveram para o desenvolvimento do concelho de Montemor-o-Novo, no pós 25 de abril, como fator decisivo para o garante da coesão territorial e para a fixação da população que viu assim respondidas muitas das suas justas aspirações. Hortênsia Menino relembrou os presentes que o concelho de Montemor-o-Novo sofreu bastante com o processo de agregação de freguesias levado a cabo em 2013, que veio dificultar bastante a resposta dada às populações e manifestou ainda algumas preocupações relativamente à nova lei de transferência de competências que merece uma reflexão bastante mais aprofundada.


IMG_0808.JPG


A Presidente da Câmara destacou ainda o papel pioneiro que o Município teve no que diz respeito à descentralização de verbas para as freguesias, referindo que em Montemor-o-Novo a importância da cooperação institucional, entre município e freguesias, sempre foi vista como uma forma de dar uma resposta mais célere e eficaz às necessidades das populações.

A palavra final foi de Pedro Cegonho, Presidente da Anafre, que agradeceu ao Município e à União de Freguesias a receção, referindo compreender os desequilíbrios territoriais que a agregação de freguesias trouxe ao território de Montemor-o-Novo, e aproveitando ainda para garantir que a discussão em torno da reposição de freguesias ia continuar em cima da mesa na Anafre.

Ainda sobre esta matéria o Presidente da União de Freguesias António Danado fez questão aproveitar a ocasião para entregar formalmente à Anafre o conjunto das posições contra a agregação de Freguesias que foram sendo assumidas pelos órgãos autárquicos de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras, desde 2012 até à corrente data, apelando para que este assunto não fosse esquecido a bem das populações.