18 junho 2020

Conselho Local de Ação Social de Montemor-o-Novo reúne presencialmente

Realizou-se a 16 de junho de 2020, mais uma reunião do CLAS - Conselho Local de Ação Social de Montemor-o-Novo, com a participação presencial de 21 entidades parceiras.

Foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Social, do qual constam 5 eixos de intervenção prioritários: Saúde Mental; Habitação; Emprego, empreendedorismo, e qualificação profissional; Educação e escolaridade e Intervenção em grupos de maior vulnerabilidade (pessoas idosas e população com deficiência e/ou incapacidade), que foi aprovado por unanimidade com as sugestões propostas pela Cercimor e Casa João Cidade. O Plano de Desenvolvimento Social é um dos documentos estratégicos da Rede Social onde se encontram definidas as estratégias, objetivos e medidas a desenvolver em resposta às necessidades identificadas pelos parceiros do CLAS, com vista à melhoria das condições de vida das populações.

Foi ainda apresentado o Plano de Ação do CLDS 4G pela entidade promotora “O Sobreiro”, cuja área de intervenção é a Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, tendo sido aprovado por unanimidade. O Projeto tem a duração de 3 anos, com início em Julho de 2020, e contempla ações e atividades dirigidas à população idosa do concelho de Montemor-o-Novo.

Na sessão foi igualmente apresentada a síntese de uma candidatura da Associação 29 de Abril aos “Prémios BPI”, cujo objetivo é equipar uma sala de cuidados para os clientes da Associação, à qual foi dado parecer favorável por unanimidade dos presentes.

O CLAS de Montemor-o-Novo, que tem desempenhado papel importante e de forte colaboração, inclusivamente em tempo de pandemia,  é composto por 44 entidades e é presidido pelo Vereador Gil Pegado Porto. As suas principais competências são fomentar a articulação entre os organismos públicos e entidades privadas, visando uma atuação concertada na prevenção e resolução dos problemas locais de exclusão social; promover e garantir a realização participada do diagnóstico social, do plano de desenvolvimento social e do respetivo plano de ação anual; promover a participação dos parceiros e facultar toda a informação necessária para a correta atualização do sistema de informação nacional a disponibilizar pelo Instituto da Segurança Social, IP; avocar e deliberar sobre qualquer parecer emitido pelo Núcleo Executivo; e realizar ações de informação e formação e outras iniciativas que visem uma melhor consciência coletiva dos problemas sociais.

DSC01754.jpg

DSC01756.jpg

DSC01785.jpg