04 novembro 2016

Consignação da Empreitada “Medidas de Acalmia de Tráfego, na Rua das Cortiçadas”

Decorreu, na manhã do dia 3 de novembro, o ato de consignação da empreitada “Medidas de acalmia de tráfego na Rua das Cortiçadas, em Cortiçadas de Lavre”, adjudicada à empresa CONSDEP, SA pelo valor de 72 480,89 €. O prazo de execução previsto é de três meses.

A via em causa era originariamente um troço constituinte da EM 530, estrada que faz a ligação entre o concelho de Vendas Novas e a Estrada Nacional nº 114. Ao longo dos tempos, foi ocorrendo o desenvolvimento de construções confinantes, mantendo-se e vindo a aumentar progressivamente o tráfego, principalmente de veículos pesados, a velocidades elevadas, não compatíveis com o grande número de utilizadores mais vulneráveis, crianças e idosos.

O projeto propõe a colocação de passadeira sobrelevada na zona da escola básica do 1º ciclo e lomba redutora de velocidade a antecedê-la, bem como a construção de passeios bilaterais de modo a promover a separação da circulação entre peões e veículos. Promove-se, assim, a via a arruamento urbano, retirando-lhe características de estrada, o que se traduzirá numa melhoria significativa da segurança rodoviária.