01 julho 2016

De Coração no Largo

“De  heart-1218011_960_720.png no Largo”

Sendo habitual um grupo de senhoras, que residem no Largo dos Paços do concelho e zona histórica envolvente, encontrarem-se no Largo para partilharem conversas e vivências, ao mesmo tempo que vão tricotando, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo lançou-lhes o desafio de disponibilizarem do seu tempo para tricotarem algumas peças para decorar os troncos das árvores do Largo, ao que prontamente acederam. Rapidamente se passou palavra sobre o projeto e voluntariaram-se para participar também, as cabeleireiras do salão que se localiza no Largo e o Atelier da Susana Oliveira.

As lãs que foram utilizadas foram oferta da Cercimor, da Oficina da Criança, Loja da “Custódia das Lãs” e de Particulares que quiseram juntar-se ao projeto.

A esta iniciativa chamamos-lhe  “De  heart-1218011_960_720.png no Largo” porque só através dos laços afetivos estabelecidos na construção de um objetivo comum e ao valorizarmos o espírito fraterno, tão característico e presente nestas senhoras, poderemos veicular uma mensagem de promoção de boas práticas na valorização do património imaterial do nosso concelho e da nossa região. De referir que uma característica muito importante do Património Imaterial é o facto de, as pessoas reconhecerem essas tradições como fazendo parte importante da sua história e da sua cultura, dando-lhes um sentido de pertença a uma comunidade, pois são elas que garantem a sua existência, vivenciando-o e transmitindo—o às gerações futuras.

No dia 30 de junho de 2016, todo o material tricotado foi aplicado nas árvores e concretizou-se o objetivo pretendido, que se refletiu no sorriso largo estampado nos rosto de todos os envolvidos e um Orgulho imenso na obra realizada.

Convidamos a população a passar pelo Largo e a usufruir das cores e dos enfeites em crochet e tricot que abraçaram e transformaram as árvores numa paleta colorida.

FullSizeRender1.jpg

FullSizeRender2.jpg