19 janeiro 2017

Deliberações de Reunião de Câmara Municipal - 11 de Janeiro

A Sra. Presidente da Câmara desejou a todos os presentes e a todos os montemorenses um Ano de 2017 de Confiança, com melhores condições para todos.

Informou a Câmara Municipal sobre o Lançamento da Revista Almansor, um projeto municipal coordenado pela Dra. Manuela Pereira, que visa a divulgação da história, património e da cultura do nosso concelho. A Revista conta com um Conselho Cientifico e editorial que atesta a qualidade científica dos artigos e recebe também artigos de outros concelhos alentejanos, reafirmando-se como uma publicação de nível regional. Perspetiva-se que durante o ano de 2017 possa integrar uma rede de publicações científicas a nível internacional que permita dar um salto qualitativo e divulgar a Revista noutros meios. Associado ao lançamento da Revista terá lugar uma Conferência sobre o tema “Garcia de Resende /1475?-1536). O retrato possível cinco séculos depois”, com a presença de Francisco Bilou.

 

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o seguinte Voto de Pesar, apresentado pelos Eleitos do Partido Socialista:

 

“No passado Sábado o Partido Socialista sofreu a maior das perdas imagináveis, a sua maior referência, o seu fundador e militante nº 1, figura indelével do socialismo democrático português e europeu, Mário Alberto Nobre Lopes Soares. Mário Soares é uma figura ímpar e inesquecível da História de Portugal, um combatente pela conquista da Liberdade e pela consolidação da Democracia. Que cada português saiba respeitar o seu legado e elevar o valor da Liberdade e da Democracia pelos quais ele se debateu e defendeu, e essa será a maior das homenagens que lhe poderemos prestar. A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresenta os mais sentidos votos de pesar à família, em particular aos seus filhos Isabel e João e aos seus netos, e ao Partido Socialista.”

 

Foram também aprovadas por Unanimidade, entre outras, as seguintes propostas:

 

AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E URBANISMO - Projetos Municipais

 

Projeto de arruamento e drenagem pluvial nas Silveiras, destinado à via situada no estremo nascente do loteamento municipal das Silveiras, nas traseiras dos lotes 38 a 49.

 

SÓCIO CULTURAL

 

Programa Integrado de Apoio Social – Atribuição de Cartão Mor Solidário – Escalão A Transportes escolares em viaturas da Rodoviária do Alentejo em 2017 (estimativa orçamental de 163 000,00) e em viaturas da Ribatejana em 2017 (estimativa orçamental de 4 000,00) – Pagamento de Passes Escolares.

Transporte de alunos do Concelho de Montemor-o-Novo no 2º e 3º período do ano letivo de 2016-17 e 1º período do ano letivo de 2017-18.