07 março 2018

Dia Internacional da Mulher – 8 de março - Saudação às Mulheres do Concelho

Comemorar o 8 de março é evocar a longa história de luta das mulheres pela liberdade e igualdade e, principalmente, pela conquista de direitos. Comemorar o 8 de março é também recordar as raízes históricas e as razões políticas que deram e continuam a dar sentido ao Dia Internacional da Mulher, destacando uma atualidade de pensamento, a importância do reforço da luta das mulheres contra as desigualdades e discriminações, lutando pela construção de alternativas políticas transformadoras de uma sociedade que contribua para a emancipação social das mulheres.

Celebrar o Dia Internacional da Mulher é valorizar toda a transformação social conseguida pela luta comum de mulheres e homens, transformação essa que, no entanto ainda não é suficiente para garantir tal igualdade nada vida, e por isso comemorar e saudar o Dia Internacional da Mulher é também estar ao lado, é dar voz aos direitos conquistados, é continuar a mobilização em busca de novas conquistas, é dar voz ao silêncio, ao não consentimento, à não resignação, é dar voz a todas as Mulheres que no plano nacional e internacional se insurgem contra as violências físicas, morais e sexuais ainda hoje sofridas.

 

A luta pelos direitos das Mulheres é uma luta necessária e universal.

 

O Dia Internacional da Mulher não pode ser apenas uma data para comemorar. É necessário que as instituições públicas e privadas criem plataformas de entendimento que reforcem a importância da sua valorização, promovam o seu envolvimento na organização social e política na sociedade.

Defendemos tomada de iniciativas que tenham como objetivo a análise e discussão do seu papel na sociedade e que anule os preconceitos e a desvalorização da mulher nos diversos setores da sociedade.

Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser feito.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, reunida a 7 de março de 2018, saúda:

 - Todas as Mulheres trabalhadoras, desempregadas, jovens ou reformadas, que apesar das adversidades, não desistem e enfrentam a vida com coragem imensa;

 - Todas as Mulheres que, para além da família e do trabalho, decidiram enriquecer a comunidade e participar da vida das instituições, autarquias, associações;

 - Todas as Trabalhadoras do Município, que todos os dias contribuem ativamente para um concelho sempre em desenvolvimento;

 - Todas as Mulheres do concelho, apelando a que persistam na luta pela defesa da sua dignidade, por uma plena igualdade de oportunidades, contribuindo para um mundo de Paz.

 

Montemor-o-Novo 7 de março de 2018

 

Deliberação: Aprovada por unanimidade, em reunião de Câmara Municipal de 07/03/2018