03 novembro 2017

Dia Mundial da Bolota 2017 – Cuidar da nossa Floresta Autóctone

Numa iniciativa integrada no Programa Municipal ao Sabor das Estações (que visa promover os produtos locais), o Município de Montemor-o-Novo e a Comunidade Socio-Terapêutica Casa João Cidade assinalam,

10 novembro 2017, pela segunda vez o “Dia Mundial da Bolota”, que pretende sensibilizar para a importância da nossa floresta autóctone, composta essencialmente por carvalhos, como a azinheira e o sobreiro.

No ano passado, os clientes da Casa João Cidade recolheram e distribuíram bolotas e divulgaram receitas elaboradas com o fruto dos carvalhos (que apresenta um importante valor nutritivo), relembrando que o consumo de alimentos com bolota (farinha, pão, compotas, hambúrgueres, etc.) também ajuda a preservar a nossa floresta, melhorando a sustentabilidade económica a ela associada.

Este ano, serão plantados novos sobreiros numa pequena área municipal, reforçando as plantações realizadas no mesmo local, em 2016, com a Escola EB1, nº 1 de Montemor-o-Novo. Serão ainda recolhidas novas bolotas, visando futuras ações de educação ambiental.

A população interessada, está convidada a participar. Inscreva-se até 7/11/2017 através do email agenda21local@cm-montemornovo.pt (inscrições gratuitas, limitadas a 15 participantes).

A ação decorre das 14h às 16 h, com início junto ao Canil Municipal.

Para mais informações sobre o “Dia Mundial da Bolota” (criado pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras/Covilhã) visite: http://bologta.blogspot.pt/