11 novembro 2016

Dia Mundial da Bolota

Este ano a Casa João Cidade e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo aderiram,  pela primeira  vez, ao Dia Mundial da Bolota, uma iniciativa informal comemorada há oito anos pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que fica na Covilhã, com o objetivo de reunir esforços para preservar a floresta autóctone http://bologta.blogspot.pt/

Em Montemor realizou-se uma visita à Serra de Monfurado, com apanha de bolotas de azinheira e sobreiro, mas também de carvalho-negral e carvalho-cerquinho. As bolotas foram cuidadosamente escolhidas e colocadas em pacotinhos previamente preparados na Casa João Cidade. Estes pacotinhos com bolotas para semear, acompanhados com informação de receitas com bolotas, curiosidades e instruções de sementeira,  foram distribuídos no dia 10 de novembro de 2016, nos Paços do Concelho, numa iniciativa dinamizada pela Serviço de Ambiente da Câmara Municipal e utentes da Casa João Cidade, à qual se associaram a Presidente da Câmara Municipal e Vereadores.

Esta iniciativa inserida no Programa ao Sabor da Estações foi ainda acompanhada da distribuição de um folheto “A Bolota na Alimentação”, estando prevista a distribuição de mais alguns pacotinhos no Festival de Sopas, por aquela entidade.