14 novembro 2017

Dia do Agricultor em Montemor-o-Novo

No dia 4 de novembro realizou-se o  Dia do Agricultor de Montemor, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Liga dos Pequenos e Médios Agricultores (LPMA), integrado no programa “ao sabor das estações”.

Dia do Agricultor (2).JPG

Atendendo  à importância e potencial que o setor agroalimentar tem no concelho, a Câmara Municipal em parceira com a LPMA considera fundamental a promoção de iniciativas que promovam a partilha e experiência entre os agricultores/produtores do concelho, face às sinergias que podem gerar no desenvolvimento deste setor de atividade.  O Dia do Agricultor, para além de  promover a cooperação entre os agricultores do concelho, com o objetivo de  partilha das suas experiencias e conhecimentos, pretende também chamar a atenção para a importância da agricultura no concelho,  dos produtos locais e do seu consumo.

Dia do Agricultor (1).JPGDia do Agricultor (3).JPG
Dia do Agricultor (3).JPGDia do Agricultor (12).JPG

A iniciativa, que contou com cerca de 45  participantes, iniciou-se com uma sessão de boas vidas pelo Município, representado pelo Vereador António Pinetra, e pela LPMA, representada por Alexandre Pirata. Este Dia do Agricultor prosseguiu com uma sessão  de informação promovida por Victor Lamberto da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, sobre o tema “Circuitos curtos de Comercialização e Modos de produção tradicional”. Em seguida os participantes percorreram o Mercado Municipal, onde alguns realizaram compras. Seguiu-se a visita ao Centro de Etnologia Museu Local do Rancho Etnográfico Montemorense e o almoço convívio. O Dia do Agricultor terminou com visita à Herdade da Serrinha onde puderam conhecer a exploração que apresenta várias valências, nomeadamente a produção de gado, pastagens, montado, para além do turismo rural.

Dia do Agricultor (7).JPGDia do Agricultor (8).JPG