11 outubro 2016

Dia do Agricultor no Mercado Municipal

No sábado, 8 de outubro de 2016, no âmbito do programa “ao sabor das estações”, realizou-se o “Dia do Agricultor”, no Mercado Municipal, numa organização da Câmara Municipal e da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores.


Dia do Agricultor (22).JPG


Após uma pequena prova de produtos, a abertura da iniciativa foi efetuada pela Presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino. O “Dia do Agricultor” prosseguiu com vários testemunhos. Alexandre Pirata, da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, abordou o tema Circuitos Curtos de Comercialização e rede de produtores. Jorge Gonçalves, da Cooperativa Minga, falou sobre a experiência de venda de produtos locais e suas vantagens. Alfredo Cunhal, da Herdade do Freixo do Meio, divulgou aquilo que é o Freixo do Meio, que elegeu a agricultura biológica como forma de abordar o desafio de explorar eficientemente o Montado, bem como os passos que foram sendo dados para escoar os seus produtos. A finalizar a sessão, o agricultor Amaro Curto, partilhou com todos a sua vasta experiência, dificuldades e o prazer que tem em cultivar produtos de qualidade.


Dia do Agricultor (113).JPG


A iniciativa incluiu um almoço KM0, na cantina da EB n.º 1, para o qual foram convidados agricultores do concelho e vendedores de hortícolas do Mercado Municipal. Relembramos que o Km0 é um conceito internacional que assenta na promoção de uma cadeia alimentar de base local contribuindo para ao produção e consumo de produtos locais promovendo a economia local, a soberania alimentar, gestão sustentável dos recursos ou seja a sustentabilidade de um território.

Já à tarde, ainda houve tempo para visitar uma horta em Fazendas do Cortiço.


Dia do Agricultor (36).JPG