18 maio 2017

Encontro de Sistemas de Informação Geográfica Municipal

Está a decorrer no dia de hoje, 18 de maio de 2017, no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, um Encontro de Sistemas de Informação Geográfica Municipal - “A PROPÓSITO DOS SIG”, com organização da CIMAC e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o apoio da Universidade de Évora e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos Núcleo Regional do Sul. A sessão de abertura contou com intervenções de André Espenica (Primeiro Secretário da CIMAC), Carlos Gomes (Universidade de Évora), Gottlieb Basch (Vice-Presidente do ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) e Jorge Mestrinho (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos Núcleo Regional do Sul).

Encontro SIG (12).JPG

Com perto de uma centena de participantes, a iniciativa tem por objetivo a troca de experiências na área dos Sistemas de Informação Geográfica de cariz municipal, colocando em evidência as soluções já implementadas que privilegiam a integração de serviços e agilização de procedimentos, tendo em vista a melhoria geral da resposta ao cidadão e serviços municipais. Serão apresentados diversos casos de SIG municipais e de boas práticas do uso dos SIG quer no Alentejo Central quer noutras regiões.

Com este Encontro pretende-se estimular a discussão sobre o desenvolvimento destes sistemas no território, suas potencialidades, dificuldades, constrangimentos na sua implementação atual e perspetivas futuras.