02 novembro 2017

Encontros Literários Alface 2017 em Montemor-o-Novo

Os Encontros Literários Alface 2017, trouxeram a Montemor-o-Novo, de 26 a 29 de outubro de 2017, um conjunto de diferentes iniciativas para dar a conhecer a Vida e a Obra do montemorense João Alfacinha da Silva (1949-2007). No primeiro dia, 26 de outubro, as leituras encenadas de contos do Alface reuniram no Auditório da Biblioteca públicos de diferentes idades. À noite, o encontro foi no Cineclube de Montemor, no Cineteatro Curvo Semedo, com a exibição do filme “Facas e Anjos”, um dos contributos de Alface para o cinema enquanto argumentista, neste caso, com Vicente Alves do Ó.

Enc. Liter. Alface (150) (M. Redonda 2).JPG

Nos dias 28 e 29 de outubro, o Auditório da Biblioteca Municipal encheu para receber 14 ilustres convidados, das mais diversas áreas. No seu conjunto, coloriram um fresco do Alface que dificilmente se apagará da memória dos presentes. Destacou-se a relação de coincidência entre autor e obra, a singularidade, o humor negro, a irreverência, a criatividade, o carnavalesco e, sobretudo, os afetos. Conhecemos Vera Figueira, um heterónimo de João Alfacinha, a letra de uma música (ainda não musicada), contributos televisivos, um programa de rádio, e algumas ideias geniais que partilhou com amigos, as quais apontavam ao dia em que se tornariam multimilionários, como aquela para terminar com as (intermináveis) sagas do “Rambo” e do “Rocky”, que passaria apenas por propor ao Sylvester Stallone o filme “Rambo vs Rocky”.

Enc. Liter. Alface (251) (M. Redonda 4).JPG

Estiveram ainda presentes as Comunidades de Leitores de Almada e da Maia, a partilhar connosco as suas leituras da obra, ou melhor será dizer a paixão pela obra. Paixão, de resto, evidente no livro lançado “Alface. Levantar as saias ao Diabo”, de Teresa Carvalho. As exposições patentes vieram ainda enriquecer os Encontros, que terminaram da melhor forma, em Festa, claro, como uma evocação ao Alface merece, com a fantástica leitura encenada da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor: Horácio! Horácio!! Horácio!!!

Enc. Liter. Alface (68) (M. Redonda 1).JPG