19 outubro 2016

Entrega de diplomas a Voluntários de Equipas de Vigilância Florestal

O Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas 2016 decorreu entre 01 de julho e 30 de setembro. No passado sábado, dia 15 de outubro, pelas 15h00, decorreu no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo a entrega dos diplomas aos jovens voluntários que participaram neste Programa.

De forma a dar continuidade ao Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, criado pelo Município de Montemor-o-Novo em 2006, em 2016 decorreu mais uma edição do Programa de Voluntariado Jovem - Equipa Fixa de Vigilância Florestal, perfazendo este ano 10 anos de existência. O programa de vigilância florestal, com custos de operacionalização estimados em €5000 tem tido um crescente envolvimento e interesse por parte dos jovens na preservação dos valores naturais existentes no concelho. Face à experiência vivida e aos resultados obtidos, a grande maioria dos voluntários tem vindo a manifestar vontade de participar novamente na iniciativa. Desde 2006 já participaram no programa aproximadamente 350 jovens.

A operacionalização da Equipa de Vigilância Florestal tem sido possível devido à estreita colaboração e articulação entre a Câmara Municipal e os agentes de proteção civil do concelho com competência na Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente a GNR e os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.


Entrega Diplomas Volunt. Florestas (9).JPG

 

No que respeita aos Resultados obtidos com a operacionalização do programa, verificou-se:

 

             Uma rápida deteção de colunas de fumo, os jovens detetaram e reportaram dezenas de colunas de fumo com origem no concelho e em concelhos limítrofes;

             O encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos meios dos Bombeiros Voluntários;

             A diminuição dos tempos de resposta das forças operacionais em incêndios ainda nascentes;

             A possibilidade de triangulação com outros postos de vigia e consequentemente maior precisão e celeridade na localização das ocorrências;

             O aumento da consciencialização dos jovens e da população em geral sobre a proteção dos valores naturais;

             A redução do número de ocorrências.

Deixamos um agradecimento a estes jovens pelo seu contributo numa tarefa tão importante para a segurança de todos!