29 junho 2018

Equipa de Vigilância Florestal do Município de Montemor-o-Novo

Decorreu dia 29 de junho de 2018, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a formação e receção aos jovens voluntários que integram a Equipa de Vigilância Florestal do Município de Montemor-o-Novo, na primeira quinzena de julho.

A receção a estes voluntários contou com a presença do Vereador Gil Porto, Carlos Bucha, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Luís Paixão, Comandante do Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Sandra Matias, do Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança da Câmara Municipal e dois militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Eq. VF (60).JPGEq. VF (78).JPG

A formação foi ministrada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança da Câmara Municipal e pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Este programa de voluntariado é promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo desde 2006, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e a Guarda Nacional Republicana, e representa um investimento do Município que tem como principal objetivo contribuir para a preservação da floresta envolvendo os jovens do concelho em ações vigilância.

Durante estes 12 anos de funcionamento do programa já foram envolvidos mais de 400 jovens do concelho, estimulando assim a participação em ações de voluntariado, a necessidade de defesa da floresta contra incêndios e o contato com os agentes de proteção civil do Concelho.

A operacionalização deste programa tem também possibilitado o aumento da vigilância florestal e a diminuição do tempo de resposta entre a deflagração e o alerta e, consequentemente, o inicio de um combate mais precoce e mais eficaz.

As inscrições para este programa continuam abertas para jovens entre 18 e 35 anos.