18 setembro 2017

Escavações arqueológicas no povoado do Escoural

Decorreram entre 21 de agosto e 8 de setembro trabalhos arqueológicos no povoado pré-histórico do Escoural, situado no morro sobranceiro à gruta.

Estes trabalhos financiados integralmente pelo Município de Montemor-o-Novo e pela Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, com o apoio logístico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, centraram-se essencialmente na limpeza do local, colocando à vista alguns muros e rochas gravadas (identificadas na década de 80).

Foram também identificadas novas áreas de intervenção que visem conciliar os futuros projetos de investigação com a valorização pública deste importante conjunto arqueológico.

No decorrer dos trabalhos arqueológicos foi efetuada uma visita ao local pelas crianças que frequentam o programa de verão da Oficina da Criança que assim puderam contactar com a realidade de uma escavação arqueológica e com a importância científica e patrimonial do povoado e da Gruta do Escoural.

Estes trabalhos tiveram a coordenação cientifica de Ana Vale e Rui Mataloto, coadjuvados por Catarina Alves e alunos das Universidades do Porto, Coimbra e Évora.

DSCF6644.JPG

DSCF6654.JPG